sábado, 21 de fevereiro de 2009

Conclusões relativamente aos tópicos considerados no inquérito:

A utilização do GPS
Pelos resultados obtidos podemos constatar que a maioria dos indivíduos que usam GPS estão no escalão etário dos 20 aos 30 anos. Uma vez que esta tecnologia é recente, podemos inferir que o uso desta tecnologia poderá estar ligado ao facto de esta faixa etária estar muito mais disponível para à aderência a novos conceitos em termos tecnológicos, podendo usufruir da sua aplicabilidade prática em termos profissionais.

Televisão
Pela análise dos resultados obtidos, podemos constatar que é evidente que a televisão tem um peso muito relevante em relação ao tempo diário dispendido pelos habitantes de Ovar. O escalão etário que dispende mais tempo diário em frente ao televisor é o que está compreendido entre os 70 e os 90 anos. No entanto, é notório que as camadas mais jovens (e do sexo masculino) visionam mais canais.
Em Ovar, a adesão a mais do que os 4 canais generalistas também é bastante notória (74,6%) e o número de assinantes do serviço de distribuição de televisão por cabo é bastante maior (85.1%) do que por satélite (14.9%).
A nível nacional, o nº de assinantes de serviço de distribuição por cabo tem vindo a crescer desde 2001. No entanto, está tendencialmente a decrescer em 2006 no que respeita a televisão digital por satélite.

Computador
A utilização do computador vai decrescendo mais ou menos uniformemente de acordo com o crescendo da idade. No que se refere ao género, é o masculino quem mais uso faz desta tecnologia. A nível nacional, o cenário é semelhante.
Relativamente à utilização do computador por nível de escolaridade, constata-se que os resultados relativos a Ovar são similares aos nacionais no que respeita ao nível de escolaridade Secundário. Até ao 3º Ciclo é evidente um acréscimo relevante em Ovar. Esta situação poderá ser justificada pelos incentivos dos últimos tempos ao uso de PC nas camadas mais jovens (ex: Magalhães, formação profissional).
Relativamente a Ovar podemos ainda concluir que:
O uso do computador é bastante frequente pelos seus utilizadores;
A funcionalidade do seu uso é simultaneamente para trabalho e lazer (59,3%).

Internet
No que respeita ao uso da Internet em Ovar constata-se que as faixas etárias mais jovens são os seus grandes utilizadores. Esta situação é semelhante aos dados nacionais disponibilizados. Curioso é ainda de salientar que os jovens inquiridos dos 10 aos 20 atingem os 90% em termos de utilização. Tal como no uso de PC, o uso da Internet é maior no género masculino do que no feminino e é usada com bastante frequência (a maioria diariamente). São no entanto os possuidores dos níveis de escolaridade mais altos os maiores utilizadores de Internet, Tal como no uso do PC, a internet é maioritariamente usada para o trabalho e para o entretenimento.

Rádio
73% dos inquiridos afirmou ouvir rádio, sendo as rádios eleitas a RFM e a Cidade FM. Comparando com os dados nacionais, verifica-se que a RFM também é a rádio mais ouvida pelos Portugueses.

Telemóvel
A maioria dos inquiridos possui 1 telemóvel, havendo no entanto um número significante com 2 (15.6%). No escalão etário dos 80 aos 90 verifica-se que 80% dos inquiridos não possuem telemóvel.
Relativamente ao uso que lhe é dado, todos os inquiridos usam o telemóvel para efectuar chamadas. No entanto, as camadas mais jovens utilizam-no também para enviar SMS.
A esmagadora maioria (85.2%) tem conhecimento acerca das radiações produzidas pelo uso do telemóvel.

Telefone fixo
59.6% da população inquirida faz uso de telefone fixo.
Considerando os dados anteriores relativamente ao telemóvel, podemos concluir que a importância atribuída pelos inquiridos à utilização do telefone fixo continua a ser relevante, uma vez que muitos continuam a usar os 2 em simultâneo.

Observações / omissões:
Não está mencionado o nº de inquiridos.

Em jeito de conclusão:
Recorrendo às novas tecnologias, sobretudo no campo das comunicações, podemos aceder a instrumentos de trabalho e a fontes de informação impensáveis até há bem pouco tempo. A facilidade, a rapidez e a supressão de barreiras geográficas tornam possível o acesso aos mais diversos canais potenciadores de conhecimento, mas também de convívio e de lazer.
Numa sociedade que cada vez mais procura estar atenta às actualidades, identifica­se um crescendo na utilização de novos aparelhos. Através da Internet comunicamos, enviamos e recebemos mensagens, procuramos informações, fazemos publicidade, ganhamos dinheiro, adquirimos produtos, divertimo-nos.
A Internet continua a ter um imenso potencial tecnológico, mas há um espaço para os telemóveis, que para além de permitirem o contacto telefónico, têm agora, ligação à Internet e acesso a conteúdos audiovisuais. Essa tecnologia portátil, expressa o individualismo, a valorização da liberdade de escolha, de cada um poder agir seguindo a sua vontade. Num lugar isolado podemos estar ligados a inúmeros serviços, permitindo ao utilizador estar mais perto da família, de casa, do trabalho, da sociedade, do mundo, isto é, estar em relação.
E, pelo inquérito que pudemos analisar anteriormente, podemos inferir que Ovar está potencialmente “em relação”.

1 comentário:

Unknown disse...

os seus trabalhos stão muito bem eleborados