sábado, 21 de fevereiro de 2009

Guião de visita ao Mosteiro de Alcobaça

Designação do trabalho:
Visita ao Mosteiro de Alcobaça na Internet.
Síntese do trabalho:
Visitei os tumulos de D.Pedro e de D. Inês, o Relicário...
Seleccionei este trabalho porque:
Disponibiliza elementos significativos do meu progresso nas aprendizagens.

Património Mundial da UNESCO.

Visitei o mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, pela Internet.
Neste Mosteiro os principais artistas representados são D. Inês de Castro e D. Pedro.
O Mosteiro foi mandado construir pela Ordem de Cister. Os monges desta ordem são conhecidos como monges brancos devido à cor do seu hábito.
Robert de Molesme (1028-1111) foi um cristão Santo e Abade, um dos fundadores da Ordem cisterciense em França. Em 1308, D. Dinis faz construir o Claustro do Silêncio, acrescentado de um piso já no reinado de D. Manuel, que mandou também construir a chamada Sacristia Manuelina, estas obras foram encomendadas ao arquitecto João de Castilho. Arquitecto galego, nascido em 1480, em Santander, e falecido em 1552, é considerado um dos grandes arquitectos europeus do Renascimento.
D. Pedro reinou em Coimbra, entre 8 de Maio de 1357 e 18 de Janeiro de 1367, em Estremoz. Foi o 8º monarca de Portugal e revelou-se um bom administrador, corajoso na defesa do país, justo nas camadas mais desfavorecidas.
Na política externa, D. Pedro participou ao lado de Aragão na invasão de Castela.
Os túmulos de D. Inês de Castro e de D. Pedro encontram-se lado a lado.
Os túmulos de D. Inês e D. Pedro estão um diante do outro, fazendo com que mesmo depois de mortos, continuem juntos.
A Capela das Relíquias é um deslumbramento, com todas as imagens douradas, o seu interior é forrado a talha dourada, com nichos que abrigam sete estátuas e setenta e um bustos, de madeira e barro cozido policromados, ao abrir esse busto dentro de uma pequena janelinha poderá ver um pedaço de um santo (um osso, uma unha, ou qualquer coisa que se possa imaginar), por esse motivo é um Relicário.
A Virgem, com as mãos estendidas e abertas num gesto de acolhimento e dá-nos esperança para continuar, nunca desistir.
A sala dos Reis foi construída no séc. XIII. Os azulejos do mesmo século mostram episódios lendários da fundação deste Mosteiro, desde o voto de Dão Afonso Henriques. As estátuas representam os Reis de Portugal até D. José I e foram esculpidas pelos Monges.

Embora eu tenha feito este trabalho sabendo que não era um Museu, mesmo deste modo gostei de todas as obras, gostei muito da imagem da Virgem, da sala do capítulo, a sacristia com o seu tecto trabalhado e lindos quadros nas paredes. Gostei muito de tudo o que vi. Tenho pena por ainda não ter tido oportunidade de conhecer, porque em espaço físico deve ser muito mais agradável, pois tudo o que se vê de perto se torna fascinante, uma utopia.
Para cessar, gostaria de dizer que tive muito prazer em fazer este trabalho, porque além de ficar a conhecer um pouco das imagens do Mosteiro e a sua história, a Dra. Joana Quintela, com a sua sabedoria, explicou-me o que é um Relicário, fiquei maravilhada com a sua definição esta é uma pequena explicação do que aprendi sobre a sala dos relicários. O termo relicário é utilizado muitas vezes para o lugar onde se guardam recordações importantes, registos de uma vida. É também utilizado para denominar um álbum que as pessoas fazem após uma viagem que marcou as suas vidas.
Quando havia a morte de um santo, ou alguma figura importante do Mosteiro, guardava-se o seu busto na sala dos relicários fazendo uma pequena janelinha e ai eram guardados as mais variadas partes do seu corpo, tais como, o coração, um pouco de sangue, um osso de qualquer parte do corpo, um tufo de cabelo, uma unha, enfim qualquer coisa que ficasse de lembrança para sempre como uma relíquia
Em relação aos museus virtuais acho que têm uma vasta escolha em relação à arte e ao seu design, mas muitas vezes estão mais interessados na sua exposição do que na sua funcionalidade, embora eu tenha gostado bastante das “Meninas” de Velásquez e da Crucificação no Museu do Prado.
Quanto ao Museu do Louvre, fiquei bastante impressionada com as obras de Michelangelo, a representação que ele dá aos nus e aos seus modelos são tocantes.
Mas eu preferi saber mais sobre o Mosteiro de Alcobaça, fascinou-me a história e a visita que virtualmente realizei.
Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Aprendi o que é um Relicário, pois não fazia ideia.
Também fiquei a saber que D. Afonso Henriques esteve no Mosteiro.
Que o Mosteiro foi construído pelos monges da Ordem de Cister.

Sem comentários: