terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Novas Tecnologias

Em termos técnológicos os media “tradicionais”, os mass media, poderiam facilmente, ser acusados de mergulhar aqueles que os utilizam, abundantemente, numa solidão apática, quase autista. Isto porque, a comunicação possibilitada pela rádio ou pela televisão era, essencialmente, unilateral e vertical. Um homem diante de um televisor não é senão um receptor, caracterizado pela imobilidade e pela passividade, reduzindo a sua actividade ao minimum de escolher espora-dicamente, através de um telecomando, o canal a ser observado.
Os “novos media”, possibilitados sobretudo pelo progresso da informática e pela rápida expansão da internet, podem ser vistos como os instrumentos finalmente capazes de fomentar a comunicação e publicidade generalizadas e, consequentemente, uma constante proximidade virtual que, dissolva a eficácia das distâncias reais ou de qualquer tipo de barreiras naturais. Através da comunicação on line é-nos possibilitada uma comunicação sem barreiras ou distâncias de ordem natural, o que significa a definitiva realização de uma comunicação generalizada e global.
No entanto, o aparecimento dos novos mass media implicam o aparecimento da sociedade como uma “massa crítica”, ou seja, a própria massificação daquilo que originariamente fora um público mais crítico e, entre si, mais diferenciado. Há que não permitir que sejamos receptores passivos de informação, aproveitando estas novas ferramentas para discutir qualquer assunto com qualquer um, partilhando ideias, multiplicando assim as possibilidades de escolha.

Sem comentários: