segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Módulo de CLC

Aprendi a fazer uma referência bibliográfica, de livros, internet e revistas.
Entendi também que o discurso tem que se adequar ao objectivo, por esse motivo deve ser sempre diferente, pois este serve para informar, emocionar ou convencer.
No discurso argumentativo, o objectivo é fazer uma reclamação com fundamento para com o receptor.
A função de despertar sentimentos e emoções no interlocutor é o discurso emotivo.
Também aprendi que há vários tipos de crónicas.
As TIC no acesso à informação e na difusão da arte e da cultura.
Aprendi a fazer uma carta de candidatura e outra espontânea, aprendi a fazer o currículo vitae e o Europeu.
Fiz um trabalho detalhado sobre o Mosteiro de Acobaça, realizei uma pesquisa do museu do Louvre e do museu do Prado.
Realizei um trabalho sobre as vantagens e desvantagens das TIC, que me fez pensar nessas perspectivas.

Este módulo está a ser muito interessante, na medida em que, estou a aprofundar assuntos pouco abordados anteriormente.
Os documentos que aprendi a elaborar de certo são uma mais-valia para o dia-a-dia, e quem sabe num futuro mais próximo, se for preciso vou saber concorrer a um emprego de uma maneira muito mais rápida e clara.
O trabalho sobre o Mosteiro de Alcobaça, deu-me muito prazer faze-lo, pela sua história e pela suas imagens de enorme valor.
Sobre as TIC, sabemos desde sempre que não podemos viver sem elas, nos tempos que correm até os mais pequeninos já têm o Magalhães, começando assim com as Novas Tecnologias e o World Wide Web.
Este é um dos exemplos de uma carta.

Paula Alexandra Pinto Monteiro
R. da Fonte de Cabanões, nº 202
3880-721 João de Ovar
Telemóvel: 912400505
E-mail: paul.alexandra@sapo.pt

Exmo.(a) Sr.(a) Director(a) do Hotel Palace
R. Das Flores
4000-231 Porto,



Em resposta ao Vosso anúncio nº 2, publicado no “Jornal de Notícias” no dia 10 de Novembro de 2008, anunciando uma vaga de recepcionista, candidato-me a esse lugar, visto ser uma área na qual estou a acabar o estágio.

Tenho 40 anos, o 12º ano de escolaridade e o Curso de Educação e Formação de Adultos na área de Hotelaria – com a duração de 1970 horas com 240 horas de estágio como recepcionista.

Frequentei um estágio no Hotel Mercure, com a duração de 120h, na área de serviço de andares em hotelaria, o que me permitiu adquirir já alguma experiência nesta área.

Sou bastante responsável nas actividades que desempenho e a minha disponibilidade é imediata para uma possível entrevista. Agradeço o Vosso interesse pela minha candidatura.

Na esperança que isso aconteça, despeço-me com os meus mais respeitosos cumprimentos.



Ovar, 13 de Novembro de 2008

Subscrevo-me,
Atentamente.
Paula Monteiro

Sem comentários: