terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Turismo de Portugal

Designação do trabalho:
Proposta de trabalho.
Síntese do trabalho:
Neste trabalho, falo das NUTS,do Turismo e dos Hoteis.
Seleccionei este trabalho porque:
Manifesta a aquisição de novas competências.
Disponibiliza elementos significativos do meu progresso nas aprendizagens.
Em 2006, sete países da região Europeia situaram-se entre os dez primeiros postos do ranking dos principais destinos do mundo. A França, a Espanha e os Estados Unidos mantêm as suas posições de liderança, como principais países de destino turístico, tanto nas chegadas de turistas como nas receitas, embora com a França e os Estados Unidos a trocarem de posições entre si, no ranking das chegadas e receitas (França-1ª posição no ranking das chegadas; EUA-1ª posição no ranking das receitas). A Turquia, embora com um retrocesso no número de chegadas e receitas em 2006 (-6,9% e-6,8%, respectivamente), apresentou nos últimos anos um crescimento muito positivo.
Tendo por base de comparação os países do TOP 10 e os principais países concorrentes de Portugal, é de destacar Portugal em termos competitivos, que com 592,9 Euros de receita média por chegada, posicionou-se à frente da França (470,3 Euros), da China (548,4 Euros) e do México (456,1 Euro)
O sector turístico é um dos mais importantes da economia portuguesa, o Consumo Turístico interior representa cerca de 9,7% do Produto Interno Bruto e o emprego nas Actividades Características do Turismo, cerca de 8% do total de empregados na economia, segundo os últimos dados disponíveis.
O Turismo em Portugal representa 11% do PIB.

Um dos principais motivos dos turistas é: o lazer, recreio e férias, tendo essas actividades uma grande percentagem correspondendo a 73% do valor total,
O segundo maior é por motivos profissionais e negócios correspondendo a 12%.

A NUT com maior percentagem de estabelecimentos hoteleiros situa-se no norte.

Mas a NUT com maior capacidade de alojamento fica a sul, no Algarve.

O número de estabelecimentos hoteleiros do Algarve não é proporcional à capacidade de alojamento.

Em 2006 houve um aumento do número de camas de hotel em relação a 2005.
Mas houve diminuição de pessoas ao serviço. A razão poderá ter sido redução de custos, não podendo contratar mais pessoas para fazer o serviço, sobrecarregando assim um pouco mais os funcionários existentes.

No entanto no Alentejo houve um aumento de camas entre 2005/2006 e o pessoal aumentou 2,8%.

A região que em 2006 obteve maior percentagem total de proveitos na hotelaria foi Lisboa, com 12,3%.

2006 Foi um ano em que as receitas cresceram em relação a 2005.
Os meses com esse crescimento mais acentuado foram Julho com 43,9% e Agosto com23,9%. Na minha opinião foi por serem dois meses de verão quente e de férias de muitas pessoas. Esses dois meses, em relação ao resto do ano, devem ter dado para compensar a menor afluência turística.

Os hotéis de 5 estrelas tiveram um crescimento mais acentuado em relação a outros tipos de alojamento, pois tiveram uma ocupação em 2006 de 56,5% opondo-se deste modo aos 53,5 de 2005
Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Fiquei a saber mais sobre turismo, pois embora eu tivesse a percepção, que havia mais estabelecimentos no Sul isso não é de todo verdade, visto estes serem em maior número no Norte.Embora a maior capacidade de alojamento seja a Sul.

Sem comentários: