segunda-feira, 15 de junho de 2009

Jornadas do Urbanismo e Mobilidade

No dia 3 (três) de Junho dirigimo-nos a Viseu, divididos por vários carros, eu fui no carro do Eng. Bruno de STC, para assistir ao evento dos formandos dessa cidade de EFA-NS ”Técnicas de Logística”, Jornadas do Urbanismo e Mobilidade.
Almoçamos no Palácio do gelo, um shoping ainda recente, com muitos motivos de interesse, em tão grande área de lojas, hipermercado, área da comida e o bar do gelo, entre outras coisas que não tivemos oportunidades de ver por falta de tempo.
O evento dos colegas começou às 14 horas, com um PowerPoint, sobre os transportes, desde os primeiros, muitos rústicos até aos de hoje muito mais sofisticados.
Tiveram o Eng. Para falar sobre os transportes públicos, respondeu a perguntas feitas pelo grupo de Viseu sobre alguma falhas que ainda existe em relação a transportes nas ruas de Viseu.
O grupo adiantou mais um pouco no PowerPoint, antes de apresentar o segundo convidado o Eng. Joaquim Pedro Martins (assessor do Presidente), falou sobre logística, mas a conversa recaiu mais sobre gás natural, onde o Eng. tinha mais experiência, esclareceu coisas que eu ainda não sabia e que achei muito interessante.
Aprendi que o gás é inodoro, tem adicionada uma substância para fácil detecçao em caso de fuga, nesse caso o gás absorve o oxigénio tornando-o assim em monoxido de carbono.
Tendo várias consequências, quando o esquentador está instalado na casa de banho( que até é proibido), e se dá este tipo de acidente a pessoa acaba por morrer por inalação do monoxido de carbono, acabando numa sonolência que leva à morte.
Em casa, quando há fuga de gás, devemos abrir a janela para deixar renovar o ar e nunca ligar um interruptor ou acender um fósforo pois deste modo provoca incêndio.
Agora com o gás natural,os procedimentos são iguais, deve-se desligar o gás e fazer circular o ar, para que este seja em maior quantidade.
Tambem não sabia que o gás vinha por gasodutos, pelo mar da Argélia, para Portugal. Também vem por navios da Venezuela e do Brasil a uma temperatura de 165º negativos.
Em Cines o gás é transportado por camião, enchendo uma conduta por semana.
O grupo acabou, terminando o PowerPoint inicial.

Por conseguinte, gostei do trabalho dos formandos de Viseu, achei muito interessante a palestra que os dois oradores fizeram, especialmente o segundo, foi muito esclarecedor no que diz respeito ao gás natural, e quando lhe era colocada uma pergunta ele tentava responder da melhor forma possível, tornado o evento mais enriquecedor com as suas explicações.

Sem comentários: