domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

Apesar de ter havido o incêndio em que morreram 146 trabalhadoras e que todos lamentamos, os protestos que 15000 mulheres fizeram marchando na cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto.
Essas acções começaram a dar frutos logo nesse ano, onde foi estabelecido o Dia Internacional da Mulher, sendo celebrado por milhares de pessoas em vários pontos do mundo.
Esses feitos fizeram que com o decorrer do tempo as mulheres viessem a adquirir melhores condições de trabalho, embora os salários ainda não sejam iguais aos dois sexos, mesmo fazendo o mesmo tipo de serviço.
As mulheres conseguiram o direito ao voto e algumas assumiram alguns postos de grande importância no governo, até já tivemos uma Primeira-ministra (Maria de Lurdes Pintassilgo).
Neste momento as mulheres desempenham os mesmos serviços que os homens, na agricultura, nas obras, em cargos políticos, na saúde, educação, na tropa e existem muitas mulheres nas forças aéreas a ocupar cargos importantes.
Adquiriram o direito a tirar a carta de condução, e muitas depois de alguns reveses da vida, voltaram a estudar.
Para acabar o meu argumento, depois de muitos anos como dona de casa e mãe, na minha vida muitas coisas mudaram, tirei a carta, voltei a trabalhar, voltei a estudar, consegui mudar algumas mentalidades familiares fazendo com que me ajudem em coisas que há cinco anos, essas tarefas eram sempre para mim.

Sem comentários: