sábado, 21 de fevereiro de 2009

As relações com o exterior e a promoção dos serviços da unidade hoteleira

Neste módulo aprendi os vários nomes e dimensões que as salas de eventos podem ter como: sala em U, em Plateia, em Escola e Buffet. Aprendi as diferenças dos vários tipos de eventos: conferências, workshops, simpósio, colóquios, congresso...
Vou falar das diferenças entre uma conferência de imprensa e um seminário.
A conferência é uma reunião convocada do decurso da qual, uma ou mais personalidades falam aos presentes e respondem às suas questões. Pode haver também troca de opiniões entre pessoas especializadas, com a finalidade de chegar a um consenso.
Já um seminário é uma reunião de pessoas com o objectivo de debate em grupo, formas de desenvolvimento ou renovação de ideias ou valores comuns aos participantes. Deve ter convidados especialistas nos assuntos a serem apresentados.
Aprendi a dar orçamentos para eventos fictícios, por e-mail e por carta, respondendo a todas as exigências do cliente: fazendo cálculos de quartos para 21 clientes, a sala de eventos, o preçário para os jantares, da permanência dos clientes no hotel de 3 noites.
Houve outros pedidos e respostas para treinar, feito entre colegas.
Trabalhamos os tópicos: Operadores turísticos e Agência de viagens, vendo as suas diferenças para uma maior rentabilidade com os hotéis.
As promoções e Marketing podem ser efectuadas: numa página da internet, Maillings, Newsletter, em revistas da especialidade, outdoors, com patrocínios e cartas.
Gostei de fazer o panfleto com as quatro salas, as promoções que iríamos dar aos clientes para combater a época baixa e atrai-los.
Este módulo foi muito produtivo, aprendi tudo o que acabei de acima expor assim sendo, foi uma mais-valia estas sessões, a formadora estava sempre a arranjar meios para nos ajudar a progredir.

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