sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Vários tipos de turismo

Designação do trabalho:
Síntese do trabalho:Turismo em Portugal
Seleccionei este trabalho porque:
Tipos de turismo associados de uma maneira geral, mais ao lazer.
Estes são alguns dos tipos de turismo mais praticados na nossa região:
Disponibiliza elementos significativos do meu progresso nas aprendizagens, nomeadamente em relação a alguns modúlos.

Tipo de turismo de lazer associado à praia, de mar, rios e albufeiras.
Tipo de turismo que proporciona uma vivência no meio rural, quer em antigos solares e palácios quer em casas tradicionais, muitas vezes com participação em trabalhos agrícolas.
Tipo de Turismo relacionado com actividades culturais e com o património histórico-cutural.
Tipo de turismo associado à neve e aos desportos de Inverno especialmente na serra da estrela e no interior.
Tipo de turismo dinamizado pelos lugares mais importantes de culto e peregrinação, mais praticado em Fátima e nas festividades religiosas de dada região.
Tipo de turismo bastante antigo e associado ao aproveitamento de nascentes de águas termais consideradas benéficas para a saúde e o bem-estar, termas do Luso, termas de São Jorge, São Pedro do Sul, termas de Monfortinho, são alguma das termas que poderá desfrutar em Portugal, entre outras.
Tipo de turismo que surge como consequência do envelhecimento demográfico, a nova realidade social exige à população activa, novos perfis de competências, novas formas de fazer e de pensar. Estamos perante uma mudança que é preciso enfrentar desde já, não esquecendo aqueles que já fazem parte do mercado de trabalho, tanto mais que, vivemos um período de fortes, rápidas e constantes mutações a nível tecnológico, social e demográfico. Surgem novas formas de organização do trabalho, novos perfis profissionais. A dinâmica de estabilidade versus instabilidade e da mutabilidade versus imutabilidade das profissões, é cada vez mais frágil, tal como frágeis são as fronteiras entre sectores e actividades.
Tipo de turismo, geralmente praticado pela juventude e ligado aos desportos radicais, BTT
dotada de uma enorme versatilidade e robustez que nos permitem explorar extensas regiões que a pé se tornavam penosas, e de jipe inacessíveis. As bicicletas, com características próprias que lhes permitem uma boa adaptação aos trilhos, levam-nos a novos caminhos e paisagens.
O resultado é o contacto salutar com a natureza, em sítios isolados e paradisíacos. Canoagem, este é um desporto onde as ancas e a cintura do remador ditam as ordens e controlam a direcção. Pode ser praticado em águas lisas ou bravas e podem ser usados dois tipos de embarcação: a canoa e o cayake.
A destreza e habilidade do remador são constantemente postas à prova nesta modalidade. Montanhismo / Escalada
A calma que envolve a prática de montanhismo, o ambiente em que se pratica e a parte técnica são elementos preciosos para captar a atenção das pessoas.
O que mais fascina os praticantes da modalidade é o facto de ser um jogo mental e corporal em que se explora e supera constantemente os próprios limites. É o ardente desejo de ir mais longe, de subir mais alto.
É um teste às capacidades individuais de cada um, com a garantia de máxima segurança.
Rafting ,este é talvez o desporto mais popular entre os que se desenvolvem em águas bravas e consiste na descida de rios de águas bravas com um raft – embarcação pneumática preparada para a difícil tarefa de enfrentar um rio impiedoso e magnífico como o Paiva.
O verdadeiro espírito de equipa encontra-se neste desporto de inverno.
Só com a preciosa coordenação de todos os elementos a bordo é possível ultrapassar os obstáculos e chegar ao final com a sensação única de sobrevivência e com um inigualável e duradouro espírito de união.
Tiro com Arco, actividade que remonta ao início da história da humanidade, só recentemente foi considerada um desporto, alcançando mesmo o título de modalidade olímpica.
O arco e a flecha, agora bem mais leves do que no tempo em que eram usados como arma de caça, vão fazê-lo testar a sua concentração e pontaria.
Tipo de turismo que promove o contacto directo com a Natureza A experiência saudável de se envolver na paisagem é aquilo que lhe propomos nos nossos percursos pedestres. Percorrer caminhos que atravessam extensas planícies ou alcançar montanhas através da antiguidade dos seus trilhos e, sempre a conviver com os hábitos e espontaneidade das gentes. Estas são algumas das nossas sugestões para um dia sempre diferente…e para melhor!!

São inúmeras e muito boas as alternativas em tem termos de turismo atrás apresentadas. No entanto, eu particularmente sou apologista do turismo na natureza
A natureza é um bálsamo para a nossa saúde, quer mental quer física. E todos sabemos disso, por isso a procuramos, com os mais variados objectivos. Uma das razões terá a ver com a comunhão que precisamos, nem que seja de vez em quando, de ter com ela. Esta necessidade é sentida, sobretudo, por aqueles que vivem o quotidiano em grandes cidades, e cujas vidas estão sujeitas a grandes momentos de ansiedade e pressão, devido às suas responsabilidades laborais e outros problemas inerentes a essas mesmas funções: ruídos, trepidação das máquinas, etc.. E há mais. O que interessa aqui salientar é o benefício não só para as pessoas que procuram a natureza, mas também a necessidade que há em respeitar a mesma natureza, de forma que a equação pessoas-ambiente saia a ganhar, o que nem sempre acontece, já que este acaba sempre a perder, quando há abusos. É portanto necessária educação ambiental. Quando falo de educação, refiro-me às regras necessárias para o saudável convívio entre homem e natureza. Mas, mais do que o mero conhecimento de regras, precisamos de compreender e sentir o que a natureza precisa, para não interferirmos no equilíbrio ambiental. Esta necessidade torna-se tanto mais imperativa, uma vez que o turismo natureza de massas está às portas e, mesmo sabendo que basta o descuido de uma pessoa para deitar tudo a perder, é assustador pensar o que muitas pessoas insensatas juntas poderão fazer.
Uma vez ultrapassado este problema, poderemos passar à fase seguinte e pensar no benefício que este tipo de turismo pode trazer às localidades perdidas nesses pequenos paraísos: dinheiro.

Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Muitas das aprendizagens, fui tendo durante o módulo, mas com este trabalho, pude contactar melhor com a realidade, por exemplo que o ar puro é excelente para praticar varios tipos de desportos, além de que nos faz bem à saude e bem estar.

Sem comentários: