quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A língua inglesa

Designação do trabalho:
Inglês.
Síntese do trabalho:
A língua inglêsa enquanto a mais falada no mundo.
Seleccionei este trabalho porque:
Manifesta a aquisição de novas competências.
Disponibiliza elementos significativos do meu progresso nas aprendizagens.
(English, language) é uma língua indo-europeia que pertence ao ramo ocidental da família germânica originando-se na Inglaterra. É a primeira língua para muitas pessoas no Reino Unido, nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, República da Irlanda e no Caribe Anglófono. É usada extensivamente como uma segunda língua e como língua oficial através do mundo, especialmente nos países da Comunidade das Nações e em muitas organizações internacionais, sendo uma das seis línguas oficiais das Nações Unidas
O Inglês moderno caracteriza-se pela fase compreendida do ano de 1475 d.C. até os dias actuais. Nela, houve a unificação da língua com base no dialecto da região londrina. A transição do Inglês médio ao moderno foi marcada por uma rigorosa evolução fonética na pronúncia das vogais, o que ocorreu entre os séculos XV e XVI. O lingüista dinamarquês Otto Jespersen denominou tal mudança de Grande Mudança Vocálica, que se consistiu em alterar a articulação das vogais em relação às posições dos lábios e da língua, que no geral se elevou em um grau. Esta mudança transformou as 20 vogais que possuía o Inglês médio em 18 no Inglês moderno. A escrita permaneceu inalterada como consequência da aparição da imprensa. Até então o Inglês médio possuía uma escrita mais fonética; todas as consoantes, pronunciavam-se, enquanto que hoje algumas são mudas como o l em walking. A partir de 1500 começa o período da expansão geográfica do Inglês; primeiro nas regiões vizinhas da Cornuália, Gales, Escócia e Irlanda, onde substitui quase completamente o céltico e nas ilhas Shetlands e Orcadas substitui a língua descendente do Norueguês Antigo chamada norn.
No módulo de inglês pude pôr em prática muito do que aprendi nos dois cursos de Inglês, que efectuei no horário pós laboral. Também já vinha com os conhecimentos da aprendizagem do 9ºano, que foram muito proveitosos.
Independente do meu gosto pessoal pela aprendizagem de línguas estrangeiras, a fluência adquirida na língua inglesa vai ser muito útil no dia a dia, quando estiver em contexto de trabalho, pois é uma língua falada por mais de 60 países como língua oficial ou segunda língua.
Além disso, muitos clientes com língua materna diferente também falam o inglês. E sabemos que a linguagem é a condição fundamental de uma cultura, da comunicação e do pensamento. Por conseguinte, aprender uma lingua estrangeira é também alargar os nossos horizontes no que respeita a crenças, valores, percepções, normas, visões de mundo e portanto compreensão das culturas a ela associadas.
Assim sendo, vou tentar aprender o máximo possível, para poder comunicar com fluência nesta língua, pois, como é de senso comum, a comunicação sem ruídos é uma grande condicionante no que respeita uma recepção com qualidade.
Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
É uma língua falada por mais de 60 países, como língua oficial ou segunda língua.
Além disso tenho a noção que evolui favoravelmente, embora as barreiras que tenho de ultrapassar sejam muito altas, pois as dificuldades ainda existem.

Sem comentários: