quarta-feira, 24 de junho de 2009

Prós e Contras

Na última segunda-feira dia 22 de Junho de 2009, foi apresentado por Fátima Campos Ferreira, na RTP1, Prós e Contras, tendo este como tema o turismo.
No debate, a que o Observatório do Algarve assistiu, o governante procurou minimizar a crise, afirmando que “a queda do turismo este ano atingiu apenas 8%” comparativamente a outros destinos concorrenciais, como a Espanha, que regista uma queda “próxima dos 20 por cento”.
Da plateia, onde havia cerca de 120 convidados, entre empresários, autarcas (do Algarve) e entidades do sector, Jorge Ribeiro de Almeida presidente do Grupo Vila Galé, e vice- presidente da Associação dos Hotéis de Portugal, considerou que “o turismo não precisa de nada de especial, senão de uma envolvente urbana cuidada.
O que mais me encantou foi onde o programa estava a ser gravado, dentro de uma gruta em Loulé, em que a sua composição é sal-gema sendo as variações de temperatura entre os 23ºC e os 24ºC, estão instalados no subsolo, entre 230 e 260 metros de profundidade e 64 metros abaixo do nível do mar,
Vão instalar equipamentos como uma secção multimédia em que se explique aos visitantes o que é e para que serve a mina.
Poderá ser também construído um restaurante, zonas de vendas baseadas nas pedras de sal (da pedra de sal gema podem ser feitos candeeiros, esculturas e pisa-papéis, por exemplo), além de terem que ser abertos novos poços para instalar elevadores, que substituam as “gaiolas” por onde agora descem e sobem os trabalhadores.
Um sanatório subterrâneo para asmáticos
De resto, a abertura de uma zona de tratamento daquele tipo de doenças, em que se inclui a asma, é outro dos projectos do grupo CUF. A ausência de humidade no interior da mina faz desta ideal para o tratamento daquelas doenças e em tempos houve pessoas que passavam quinzenas na mina a conselho dos médicos.
O director técnico das minas de sal do grupo CUF revelou ainda que o grupo pretende alugar algumas galerias – muitas delas fechadas com taipais – a empresas que tenham falta de espaço para arquivos mortos
A cobertura de uma enorme massa de água salgada pela terra num período relativamente curto resultou no enorme torrão de pelo menos um quilómetro de profundidade que hoje se estende a Leste de Loulé e não se sabe onde acaba.
Produz 40 mil toneladas de sal-gema, boa parte da produção é levada para fora do País, em camiões onde é usado sobretudo para o fabrico de descongelante para as estradas europeias.

Deste modo posso concluir: que o tema do programa foi de grande importância para mim, pois tem tudo a ver com o que estou a aprender e não fiquei nada contente com os índices de descida do turismo, quer em Portugal, quer em Espanha, esperemos que este ano os valores possam mudar e que haja mais turismo para Portugal.
Sendo que, fiquei mesmo surpreendida pelo outro tema, que também foi tema de conversa, a gruta onde o programa estava a ser realizado.
Acho uma mais valia poderem fazer um espaço onde irá ter muitas compensações, alem de poderem ser feitos muitos objectos com o sal, poderá receber 400 mil turistas por dia, ter restaurante, um sanatório para pessoas com problemas de saúde, espaços para guardar artigos que as empresas já não possam suportar e acima de tudo poderem dar emprego aos trabalhadores que escavam o sal, aos que o trazem para a superfície e aos que o transportam para outros países, trazendo mais verba para Portugal.

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=17596

Sem comentários: