quarta-feira, 6 de maio de 2009

Prestação de Serviços Técnicos Administrativos ao Cliente

Aprendi as técnicas de arquivo para armazenar documentos.
Há várias técnicas, sistema numérico, cronológico, geográfico e ideológico.
A meu ver o sistema por ordem numérico é o mais eficaz, para poder arquivar por número que é infinito.
No protocolo de atendimento de pessoas com deficiência não tinha conhecimento de muitas coisas, tais como: não prestar ajuda sem esta ser solicitada, em casos de invisuais nunca se deve tocar na pessoa, não sabia que a legislação obriga a que o cão guia entre com o dono em qualquer lugar.
Pude constatar neste e também noutros módulos que as acessibilidades em relação a rampas e a outros meios de acessibilidades ainda são poucos, que ainda há muito por fazer.
A formadora falou de deficiências e de como agir perante elas, mas só na prática é que vou ver como irei atender o cliente, pois com o meu estado de espírito na hora é que vou saber como agir.
Este módulo foi muito importante para mim, ajudou-me a ver melhor os problemas de pessoas com deficiências e da melhor maneira de lidar com essas dificuldades.
Também me fez pensar que há poucos hotéis equipados para pessoas com deficiências, no hotel Mercure, onde estagiei só havia um quarto adaptado e uma casa de banho, tenho também conhecimento que nos outros hotéis os quartos adaptados são poucos e muitos recusam-se a deixar entrar o cão guia embora esteja na Legislação do DL.74/2007 de 27 de Março.
Alguns hotéis não acham rentáveis investir tanto num quarto adaptado tendo em conta uma baixa procura.
De facto tudo o que aprendi vai ajudar-me quer numa profissão em que esteja em contacto com as pessoas, quer na visão do relacionamento no dia-a-dia.

Sem comentários: