segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Definição de função empresarial

Designação do trabalho:
A empresa.
Síntese do trabalho:
A importância empresarial é promotora da eficiência, na satisfação das necessidades humanas.
Seleccionei este trabalho porque:
Disponibiliza elementos significativos do meu progresso nas aprendizagens.
A função empresarial é de extrema importância pois é promotora da eficiência na satisfação de necessidades humanas e o motor do desenvolvimento sócio económico e da melhoria das condições em geral.
A função de uma empresa tem três pontos mais complexos: a organização, a gestão e ainda com os riscos associados.
Na organização: a reunião, combinação e coordenação dos meios humanos, materiais e financeiros necessários no processo produtivo.
Na gestão: necessidade decidir a cada momento, de dar resposta às solicitações da procura com os meios disponíveis e de uma forma rentável, ou no mínimo compensadora do esforço dispensado.
Os riscos: o empresário e o gestor trabalham num contexto de incerteza, obrigando-os a assumir um certo grau de risco, onde os resultados pretendidos poderão não ser alcançados.

Com este tema eu aprendi que a função empresarial está intrinsecamente ligada à acção humana. Assim, qualquer pessoa que actua para modificar o presente e conseguir atingir os seus objectivos no futuro está a exercer a função empresarial. Em suma, empresa é sinónimo de acção.
Da mesma pude concluir que os empresários têm aqui um papel muito importante pois, tal como Kirzner afirmou: o exercício da empresarialidade implica uma especial perspicácia, ou seja, um contínuo estado de alerta que torna possível ao ser humano aperceber-se do que ocorre ao seu redor (Kirzner, 1998: 48 e 79)[1]. Deles poderá a eficiência ser promotora em relação às necessidades humanas, sendo eles o motor do desenvolvimento da economia e das melhorias nas condições de vida na generalidade.
No entanto, tenho consciência da seriedade e complexidade que implica abrir uma empresa, pois tem que haver um serviço organizado, para que a sua gestão minimize os riscos. A sua gestão obrigada a tomada de decisões a cada momento, com o intuito de dar resposta às necessidades, efectuando a uma procura com os meios disponíveis e de uma forma rentável. Também sei que uma empresa deve ter um organograma bem organizado pois a distribuição dos funcionários e das tarefas faz toda a diferença para um bom rendimento de trabalho, uma boa produção, e só assim haverá rentabilidade.
Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Tenho consciência da seriedade e complexidade que implica abrir uma empresa.
Por este e outros motivos eu aprendi a realizar com mais facilidade um organograma, pois da boa construção, poderá surgir uma grande empresa.
[1] In http/causalivberal.net/livro_escola_austriaca7cap_2.pdf

1 comentário:

Paulo Jorge disse...

Quero deixar aqui os meus parabéns pelo excelente trabalho, não só por este como por todos os outros