Fizemos um organograma detalhado apenas para a recepção, incluindo a portaria.
Aprendemos a prestar informações aos clientes sobre a unidade hoteleira e outros de carácter turístico.
Aprendi como se deve esclarecer os clientes sobre a unidade e os serviços a que têm direito, como horário e normas de acesso.
Compreendi como devo proceder à facturação dos consumos internos e emitir a respectiva factura, como fazer a respectiva cobrança junto dos clientes, na posse de extracto de conta, esclarecendo-os das várias modalidades de pagamento nomeadamente: crédito, numerário e cheques.
Recepcionar a correspondência e anotar outras informações dirigidas aos clientes e providenciar-lhes a entrega.
Saber receber chamadas telefónicas, fax e e-mails, encaminhando em função do tipo de assunto, da sua urgência e destinatário.
Aceitar uma reclamação como um desafio, pois da próxima vez esse problema de certo vai ser resolvido de outra maneira.
Saber ouvir o cliente, porque muitas vezes ele só precisa desabafar. Devemos evitar o nervosismo pois desta maneira o trabalho vai se muito mais proveitoso, pois os nervos só atrapalham.
Também trabalhei muito no Penthotel: programa para fazer reservas, inserir dados do cliente fazer check-in, check-out, bloquear os quartos, escrever dados nas informações, como pedidos dos clientes ou outros serviços importantes para estes. Dados de agências, fichas de empresas, consultar o histórico, tipologias de quartos, inserção de movimentos para facturação e fecho de caixa.
Este módulo foi muito interessante, pois pudemos na prática inserir dados de clientes, embora falsos, achei um pouco complicado pois têm que se dar vários passos até que o check-in esteja efectuado, da maneira como estive a fazer tenho que ganhar muita prática, pois doutro modo o cliente desiste.
Fiz um glossário de 20 páginas com palavras usadas em hotelaria, gostei de o fazer foi interessante pesquisar algumas palavras que não tinha conhecimento.
Também fiz uma ficha onde pos em prática tudo o que aprendi com o programa Penthotel, este programa foi muito útil e tenho pena que não vamos puder praticar mais nele, nele pudemos fazer tudo o que se faz na recepção e eu com mais algum tempo ficaria mais familiarizada.
Aprendemos a prestar informações aos clientes sobre a unidade hoteleira e outros de carácter turístico.
Aprendi como se deve esclarecer os clientes sobre a unidade e os serviços a que têm direito, como horário e normas de acesso.
Compreendi como devo proceder à facturação dos consumos internos e emitir a respectiva factura, como fazer a respectiva cobrança junto dos clientes, na posse de extracto de conta, esclarecendo-os das várias modalidades de pagamento nomeadamente: crédito, numerário e cheques.
Recepcionar a correspondência e anotar outras informações dirigidas aos clientes e providenciar-lhes a entrega.
Saber receber chamadas telefónicas, fax e e-mails, encaminhando em função do tipo de assunto, da sua urgência e destinatário.
Aceitar uma reclamação como um desafio, pois da próxima vez esse problema de certo vai ser resolvido de outra maneira.
Saber ouvir o cliente, porque muitas vezes ele só precisa desabafar. Devemos evitar o nervosismo pois desta maneira o trabalho vai se muito mais proveitoso, pois os nervos só atrapalham.
Também trabalhei muito no Penthotel: programa para fazer reservas, inserir dados do cliente fazer check-in, check-out, bloquear os quartos, escrever dados nas informações, como pedidos dos clientes ou outros serviços importantes para estes. Dados de agências, fichas de empresas, consultar o histórico, tipologias de quartos, inserção de movimentos para facturação e fecho de caixa.
Este módulo foi muito interessante, pois pudemos na prática inserir dados de clientes, embora falsos, achei um pouco complicado pois têm que se dar vários passos até que o check-in esteja efectuado, da maneira como estive a fazer tenho que ganhar muita prática, pois doutro modo o cliente desiste.
Fiz um glossário de 20 páginas com palavras usadas em hotelaria, gostei de o fazer foi interessante pesquisar algumas palavras que não tinha conhecimento.
Também fiz uma ficha onde pos em prática tudo o que aprendi com o programa Penthotel, este programa foi muito útil e tenho pena que não vamos puder praticar mais nele, nele pudemos fazer tudo o que se faz na recepção e eu com mais algum tempo ficaria mais familiarizada.
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