quarta-feira, 24 de junho de 2009

Prós e Contras

Na última segunda-feira dia 22 de Junho de 2009, foi apresentado por Fátima Campos Ferreira, na RTP1, Prós e Contras, tendo este como tema o turismo.
No debate, a que o Observatório do Algarve assistiu, o governante procurou minimizar a crise, afirmando que “a queda do turismo este ano atingiu apenas 8%” comparativamente a outros destinos concorrenciais, como a Espanha, que regista uma queda “próxima dos 20 por cento”.
Da plateia, onde havia cerca de 120 convidados, entre empresários, autarcas (do Algarve) e entidades do sector, Jorge Ribeiro de Almeida presidente do Grupo Vila Galé, e vice- presidente da Associação dos Hotéis de Portugal, considerou que “o turismo não precisa de nada de especial, senão de uma envolvente urbana cuidada.
O que mais me encantou foi onde o programa estava a ser gravado, dentro de uma gruta em Loulé, em que a sua composição é sal-gema sendo as variações de temperatura entre os 23ºC e os 24ºC, estão instalados no subsolo, entre 230 e 260 metros de profundidade e 64 metros abaixo do nível do mar,
Vão instalar equipamentos como uma secção multimédia em que se explique aos visitantes o que é e para que serve a mina.
Poderá ser também construído um restaurante, zonas de vendas baseadas nas pedras de sal (da pedra de sal gema podem ser feitos candeeiros, esculturas e pisa-papéis, por exemplo), além de terem que ser abertos novos poços para instalar elevadores, que substituam as “gaiolas” por onde agora descem e sobem os trabalhadores.
Um sanatório subterrâneo para asmáticos
De resto, a abertura de uma zona de tratamento daquele tipo de doenças, em que se inclui a asma, é outro dos projectos do grupo CUF. A ausência de humidade no interior da mina faz desta ideal para o tratamento daquelas doenças e em tempos houve pessoas que passavam quinzenas na mina a conselho dos médicos.
O director técnico das minas de sal do grupo CUF revelou ainda que o grupo pretende alugar algumas galerias – muitas delas fechadas com taipais – a empresas que tenham falta de espaço para arquivos mortos
A cobertura de uma enorme massa de água salgada pela terra num período relativamente curto resultou no enorme torrão de pelo menos um quilómetro de profundidade que hoje se estende a Leste de Loulé e não se sabe onde acaba.
Produz 40 mil toneladas de sal-gema, boa parte da produção é levada para fora do País, em camiões onde é usado sobretudo para o fabrico de descongelante para as estradas europeias.

Deste modo posso concluir: que o tema do programa foi de grande importância para mim, pois tem tudo a ver com o que estou a aprender e não fiquei nada contente com os índices de descida do turismo, quer em Portugal, quer em Espanha, esperemos que este ano os valores possam mudar e que haja mais turismo para Portugal.
Sendo que, fiquei mesmo surpreendida pelo outro tema, que também foi tema de conversa, a gruta onde o programa estava a ser realizado.
Acho uma mais valia poderem fazer um espaço onde irá ter muitas compensações, alem de poderem ser feitos muitos objectos com o sal, poderá receber 400 mil turistas por dia, ter restaurante, um sanatório para pessoas com problemas de saúde, espaços para guardar artigos que as empresas já não possam suportar e acima de tudo poderem dar emprego aos trabalhadores que escavam o sal, aos que o trazem para a superfície e aos que o transportam para outros países, trazendo mais verba para Portugal.

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=17596

segunda-feira, 22 de junho de 2009

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Jornadas do Urbanismo e Mobilidade

No dia 3 (três) de Junho dirigimo-nos a Viseu, divididos por vários carros, eu fui no carro do Eng. Bruno de STC, para assistir ao evento dos formandos dessa cidade de EFA-NS ”Técnicas de Logística”, Jornadas do Urbanismo e Mobilidade.
Almoçamos no Palácio do gelo, um shoping ainda recente, com muitos motivos de interesse, em tão grande área de lojas, hipermercado, área da comida e o bar do gelo, entre outras coisas que não tivemos oportunidades de ver por falta de tempo.
O evento dos colegas começou às 14 horas, com um PowerPoint, sobre os transportes, desde os primeiros, muitos rústicos até aos de hoje muito mais sofisticados.
Tiveram o Eng. Para falar sobre os transportes públicos, respondeu a perguntas feitas pelo grupo de Viseu sobre alguma falhas que ainda existe em relação a transportes nas ruas de Viseu.
O grupo adiantou mais um pouco no PowerPoint, antes de apresentar o segundo convidado o Eng. Joaquim Pedro Martins (assessor do Presidente), falou sobre logística, mas a conversa recaiu mais sobre gás natural, onde o Eng. tinha mais experiência, esclareceu coisas que eu ainda não sabia e que achei muito interessante.
Aprendi que o gás é inodoro, tem adicionada uma substância para fácil detecçao em caso de fuga, nesse caso o gás absorve o oxigénio tornando-o assim em monoxido de carbono.
Tendo várias consequências, quando o esquentador está instalado na casa de banho( que até é proibido), e se dá este tipo de acidente a pessoa acaba por morrer por inalação do monoxido de carbono, acabando numa sonolência que leva à morte.
Em casa, quando há fuga de gás, devemos abrir a janela para deixar renovar o ar e nunca ligar um interruptor ou acender um fósforo pois deste modo provoca incêndio.
Agora com o gás natural,os procedimentos são iguais, deve-se desligar o gás e fazer circular o ar, para que este seja em maior quantidade.
Tambem não sabia que o gás vinha por gasodutos, pelo mar da Argélia, para Portugal. Também vem por navios da Venezuela e do Brasil a uma temperatura de 165º negativos.
Em Cines o gás é transportado por camião, enchendo uma conduta por semana.
O grupo acabou, terminando o PowerPoint inicial.

Por conseguinte, gostei do trabalho dos formandos de Viseu, achei muito interessante a palestra que os dois oradores fizeram, especialmente o segundo, foi muito esclarecedor no que diz respeito ao gás natural, e quando lhe era colocada uma pergunta ele tentava responder da melhor forma possível, tornado o evento mais enriquecedor com as suas explicações.

Atendimento de Pedidos de Reserva

Neste módulo aprendemos as regras básicas de atendimento: os clientes devem ser atendidos com a recepcionista de pé ao balcão, com um sorriso nos lábios, deve abandonar os serviços que estiver a fazer para dar atenção imediata ao cliente quer seja ao balcão ou ao telefone, o atendimento telefónico deve transmitir uma imagem profissional um atendimento cuidadoso e amável demonstra ao cliente que é uma honra para o hotel atende-lo e recebe-lo.
Falamos do conceito da reserva e dos seus objectivos, aprendemos vários termos em inglês dos quais muitos foram novidades que não tínhamos conhecimento.
Falamos de agências de viagens e Tor Operadores e centrais de reservas.
Fizemos um Fax de confirmação de uma reserva, onde constava todos os dados essenciais para que esta ficasse confirmada, o endereço só devera ser acrescentado no final para que não haja enganoscom o destinatário.

Em suma este módulo foi muito interessante, aprendi muitos termos novos, quer em português quer em inglês.
Os temas tinham ideias inovadoras fazendo com que a sessão tivesse muito interesse, a Dra. Ana, também nos fez ver a realidade fazendo com que isso nos ajudasse a ver a verdade que nos vai ser posta à prova daqui a algum tempo.