sábado, 30 de maio de 2009

Imigração em Portugal e na Europa

Designação do trabalho:
Imigração e Emigração.
Síntese do trabalho:
Pesquisei na biblioteca em livros e Internet sobre a indubitavel diferença dos povos.
Seleccionei este trabalho porque:
Disponibiliza elementos significativos do meu progresso nas aprendizagens.

Cidadania e Profissionalidade, neste módulo, pesquisei sobre a Imigração em Portugal e na Europa. Fui à biblioteca e tirei informações na Internet.
A maioria dos imigrantes estavam divididos em dois grupos, os eslavos: ucranianos, russos e búlgaros, e os latinos de leste: romenos e moldavos.
Nas últimas décadas, registaram-se mudanças importantes, não só relativamente ao volume da imigração e ao seu ritmo de crescimento, mas também em relação à diversidade de países de origem.
Portugal optou por uma política de abertura regulada à imigração, adoptando uma estratégia em torno de três eixos: regulação, fiscalização e integração
A diversidade cultural, fruto da entrada de imigrantes ganha especial relevância quando indicadores como a produtividade, população activa ou taxa de natalidade, registam alterações positivas nos seus valores.
Em Portugal, os imigrantes tem a possibilidade de procurar uma vida melhor, com condicionalismos mais favoráveis, conhecimento de novas realidades e enriquecimento de mentalidade. As desvantagens são o abandono da terra natal, com possíveis consequências psicológicas e emocionais com encontro de um desconhecido pouco aprazível.
As dificuldades dos imigrantes é obter autorização para ficar em alguns países mais tempo do que inicialmente tinham previsto, adquirir autorização para fazer algo que presentemente não lhe é permitido fazer, por exemplo ter permissão para trabalhar, trazer familiares para o país, estar em risco de ser deportado desse país, ser detido.
A precariedade do estatuto legal do imigrante provoca, ainda, efeitos perversos nos próprios fluxos migratórios pois, ao ver negado o seu “direito de ir e vir”, o imigrante acaba por optar quase sempre pela sedentarização clandestina.
O desequilíbrio entre oferta e procura de trabalho entre os países de origem e o país de destino é considerado pelos macro economistas como o motor dos fluxos migratórios internacionais entre as regiões.
Países com elevada oferta de mão-de-obra em relação ao capital possuem um baixo salário, enquanto países abundantes em capital em relação à quantidade de trabalhadores têm um elevado salário, o que gerará um equilíbrio internacional.

Concluindo embora a imigração traga benefícios para o nosso país, é ainda muito precária a nível de trabalho, família, ordenados e habitações, pois muitos ainda se sujeitam a permanecer em qualquer canto para poder ter um trabalho e mandar dinheiro à família que se encontra distante. Muitos destes imigrantes, não têm a noção dos seus direitos e sujeitam-se ao que aparece, sem que tenham um ordenado justo e condições humanas, muitos porque estão ilegais outros porque desconhecem as leis.
Em relação à emigração tais coisas também podem acontecer, mas temos muitos fora do país que se deram bem, têm casa, um bom emprego com ordenado compatível e conseguem visitar os seus familiares todos os anos. Claro que há excepções muitos trabalhadores portugueses saem do país sem qualquer trabalho seguro acabando por regressar muitas vezes pior do quando tinham partido.

Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Os imigrantes são em princípio, os que mais sofrem com a procura de uma vida mais estavel, pois os empregos são difíceis, acabando por aceitar o primeiro que aparece, muitas vezes sem horários e ordenados compatíveis.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Gestão de Reclamações em Hotelaria

Nesta unidade foi-nos dado a conhecer como gerir do melhor modo, as reclamações dos clientes, fazendo com que possamos amenizar as suas queixas e para que o hotel não fique prejudicado.
Um cliente pode reclamar por dois motivos: Um cliente mal disposto por situações alheias a unidade hoteleira ou serviço deficiente prestado pela mesma.
A reclamação acontece quando o cliente põe em causa a sua satisfação, se ele reclama é uma possibilidade única de corrigir erros de serviço provocados muitas vezes pela rotina, que acaba por nos fazer esquecer de pormenores, que nunca se devem esquecer, pois devemos atender cada cliente com personalidade, como se ele fosse único. O verdadeiro objectivo das resoluções das reclamações deve ser ultrapassar o problema que o cliente nos coloca e assegurar a sua satisfação.
A formadora deu-nos uma reclamação, à qual respondemos à entidade reguladora do livro de reclamações, a justificar uma reclamação efectuada por uma cliente. Tivemos o cuidado de explicar a situação com todos os pormenores e anexos a que tínhamos acesso.
Tivemos acesso a um livro de reclamações com a Portaria nº 1069/97 de 23 de Outubro, facultado pela colega Rosa Pereira, onde podemos verificar como se procede a uma reclamação.
Neste Modulo aprendi muitas coisas importantes que vou tentar não esquecer: saber ouvir atentamente, transmitir ao cliente que o problema foi resolvido, apresentar desculpas, aceitar o sentimento do cliente, não desculpar a situação culpando a empresa ou colegas, explicar como pretendo resolver o problema, agradecer ao cliente o facto de colocar o problema, para que se possa resolver este e caso apareça algo parecido, seja mais fácil.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vantagens e Desvantagens das TIC

Vantagens das TIC
Para mim é fácil aceder ao computador, faço pesquisas sobre trabalhos, vejo as promoções dos supermercados, marco as senhas de almoço para toda a semana na escola da minha filha, pago todas as contas e faço transferências, faço o IRS, pois com o meu computador tenho todos esses recursos. Como tenho Internet é muito mais fácil enviar um e-mail do que uma carta por correio, posso partilhar documentos com as colegas em tempo real se estiverem online, posso fazer muitos trabalhos atrasados em casa, se na formação estiver em sessões onde o uso do computador é impraticável, embora agora com os portáteis pode-se realizar essa acção ou falar com muitas pessoas ao mesmo tempo e em qualquer lugar desde que se tenha Internet. Existem vários sites para se pesquisar sobre uma matéria.
Também se pode comprar seja o que for que esteja à venda na Internet.
Podemos falar com qualquer pessoa em qualquer ponto do mundo.
Devemos fazer os próprios trabalhos, não devemos fazer plágio.
O computador é uma ferramenta fundamental, desde que usada da maneira correcta.
Para mim, ficar em casa é uma vantagem, não gosto de sair e como tenho todas estas facilidades, não tenho que o fazer.
As televisões ao darem a notícia na hora podem prevenir muitos dissabores: fuga do país de uma pessoa contra a lei que, por exemplo, raptou uma criança, matou alguém, simplesmente fez algo de errado e pode ser apanhado.
Em relação a crianças com problemas de saúde uma simples notícia, do seu tipo de sangue pode arranjar doador compatível em qualquer parte do mundo e salvar uma vida.
Há alguns jornais em que se pode confiar, as noticias são esclarecedoras e na minha perspectiva reais.
Os rádios para mim servem para transmitir, música e darem a hora certa.

Desvantagens das TIC
Para mim é impossível, ficar sem computador, ou telemóvel, sem ele o meu desgaste psicológico era grande, de tal forma, que estar atenta seria impraticável.
Quando se compram coisas pela internet, às vezes é uma desilusão, o número da roupa não serve ou não era aquela a cor escolhida.
Embora haja vários sites sobre o mesmo tema muitos deles não são fiáveis, pois distorcem a notícia ou a informação.
Em relação à electricidade, se faltar a luz pode-se perder todos os documentos, a não ser que estejam guardados. Se não se estiver na posse dos sites certos, as pesquisas podem se muitos demoradas.
Muitas crianças só utilizam o computador para jogar, além de perderem horas fechados em casa, não estudam e podem ficar com problemas de visão. Também usam sites para publicarem gravações feitas sem autorização, nas escolas, ou mais grave ainda de pornografia infantil.
As crianças podem estar online com outros e darem-lhe dados pessoais, sem saber o mal que podem estar a causar, cabe aos pais alertarem-nos para o bom uso da Internet.
Mas também acho que as televisões transmitem muitas notícias alarmantes, fazendo as pessoas ficarem aflitas, muitas vezes o problema não é assim tão grave e acaba por se resolver naturalmente, acho mesmo que algumas notícias não são verídicas, pois a sua transmissão nos vários canais não coincidem.
Em relação aos jornais, muitos só têm publicidade, o conteúdo é tão fraco que se folheia rapidamente e não se aprende nada, só falam de pessoas famosas e mexericos.
Em relação aos rádios transmitem pouca música e muita publicidade.

Simplificando:
Todos estes serviços têm vantagens e desvantagens, cabe-nos a nós saber geri-los e elucidar os nossos filhos para essas relevâncias e inconvenientes, pois usadas da maneira correcta são uma ferramenta muito útil nos dias de hoje.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Gestão de Reservas

Fizemos um organograma detalhado apenas para a recepção, incluindo a portaria.
Aprendemos a prestar informações aos clientes sobre a unidade hoteleira e outros de carácter turístico.
Aprendi como se deve esclarecer os clientes sobre a unidade e os serviços a que têm direito, como horário e normas de acesso.
Compreendi como devo proceder à facturação dos consumos internos e emitir a respectiva factura, como fazer a respectiva cobrança junto dos clientes, na posse de extracto de conta, esclarecendo-os das várias modalidades de pagamento nomeadamente: crédito, numerário e cheques.
Recepcionar a correspondência e anotar outras informações dirigidas aos clientes e providenciar-lhes a entrega.
Saber receber chamadas telefónicas, fax e e-mails, encaminhando em função do tipo de assunto, da sua urgência e destinatário.
Aceitar uma reclamação como um desafio, pois da próxima vez esse problema de certo vai ser resolvido de outra maneira.
Saber ouvir o cliente, porque muitas vezes ele só precisa desabafar. Devemos evitar o nervosismo pois desta maneira o trabalho vai se muito mais proveitoso, pois os nervos só atrapalham.
Também trabalhei muito no Penthotel: programa para fazer reservas, inserir dados do cliente fazer check-in, check-out, bloquear os quartos, escrever dados nas informações, como pedidos dos clientes ou outros serviços importantes para estes. Dados de agências, fichas de empresas, consultar o histórico, tipologias de quartos, inserção de movimentos para facturação e fecho de caixa.

Este módulo foi muito interessante, pois pudemos na prática inserir dados de clientes, embora falsos, achei um pouco complicado pois têm que se dar vários passos até que o check-in esteja efectuado, da maneira como estive a fazer tenho que ganhar muita prática, pois doutro modo o cliente desiste.
Fiz um glossário de 20 páginas com palavras usadas em hotelaria, gostei de o fazer foi interessante pesquisar algumas palavras que não tinha conhecimento.
Também fiz uma ficha onde pos em prática tudo o que aprendi com o programa Penthotel, este programa foi muito útil e tenho pena que não vamos puder praticar mais nele, nele pudemos fazer tudo o que se faz na recepção e eu com mais algum tempo ficaria mais familiarizada.

Prestação de Serviços Técnicos Administrativos ao Cliente

Aprendi as técnicas de arquivo para armazenar documentos.
Há várias técnicas, sistema numérico, cronológico, geográfico e ideológico.
A meu ver o sistema por ordem numérico é o mais eficaz, para poder arquivar por número que é infinito.
No protocolo de atendimento de pessoas com deficiência não tinha conhecimento de muitas coisas, tais como: não prestar ajuda sem esta ser solicitada, em casos de invisuais nunca se deve tocar na pessoa, não sabia que a legislação obriga a que o cão guia entre com o dono em qualquer lugar.
Pude constatar neste e também noutros módulos que as acessibilidades em relação a rampas e a outros meios de acessibilidades ainda são poucos, que ainda há muito por fazer.
A formadora falou de deficiências e de como agir perante elas, mas só na prática é que vou ver como irei atender o cliente, pois com o meu estado de espírito na hora é que vou saber como agir.
Este módulo foi muito importante para mim, ajudou-me a ver melhor os problemas de pessoas com deficiências e da melhor maneira de lidar com essas dificuldades.
Também me fez pensar que há poucos hotéis equipados para pessoas com deficiências, no hotel Mercure, onde estagiei só havia um quarto adaptado e uma casa de banho, tenho também conhecimento que nos outros hotéis os quartos adaptados são poucos e muitos recusam-se a deixar entrar o cão guia embora esteja na Legislação do DL.74/2007 de 27 de Março.
Alguns hotéis não acham rentáveis investir tanto num quarto adaptado tendo em conta uma baixa procura.
De facto tudo o que aprendi vai ajudar-me quer numa profissão em que esteja em contacto com as pessoas, quer na visão do relacionamento no dia-a-dia.

domingo, 3 de maio de 2009

Gobierno de María Estela Martínez de Perón

Designação do trabalho:
Conhecer melhor uma das mulheres que chegou a Presidente
Síntese do trabalho:
Fiz um Powerpoint com 14 diapositivos com a passagem de Estela Perón pela Casa Rosa
Seleccionei este trabalho porque:
Manifesta a aquisição de novas competências.

42.ª Presidenta de la Nación Argentina
1 de julio de 1974 – 24 de marzo de 1976
Precedido por Juan Domingo Perón
Sucedido por Junta militar y Víctor Martínez
Nacimiento 4 de febrero de 1931 (78 años)
La Rioja, Argentina
Partido Justicialista
Cónyuge Juan Domingo Perón (1961-1974)
Profesión bailarina de cabaret

Martínez contrajo matrimonio en 1960 con Juan Domingo Perón, quien había conocido en un club en Panamá y acompañado en su exilio español. Isabel se convirtió en Presidente tras la muerte de su marido. Perón murió el 1 de julio de 1974 y Martínez tomó posesión de su cargo ese mismo día.

Su gobierno se desarrolló en el marco internacional de la llamada crisis del petróleo y de una extrema violencia política interna, con actuación de varios grupos armados
Isabel Perón en 1975
Desde el gobierno la actitud de control fue también rigurosa, interviniendo varias provincias disidentes, universidades, sindicatos, los canales de televisión privados, y reforzando la censura contra diarios y revistas. Durante este período se vivieron situaciones marcadas por un notorio oscurantismo y una casi completa inoperancia administrativa en todos los niveles del gobierno.
La economía argentina también sufrió daños severos, con una inflación galopante, una paralización de las inversiones de capital, la suspensión de las exportaciones de carne a Europa y el inicio del crecimiento incontrolable de la deuda externa.
La solución de corte monetarista intentada por el ministro Alfredo Gómez Morales, un histórico del peronismo, no tuvo éxito, y provocó una fuerte retracción de la liquidez, iniciando un complicado proceso de estanflación. La suspensión de las compras de carne argentina por el Mercado Común Europeo empeoró la situación.
En junio de 1975, el nuevo ministro de Economía, Celestino Rodrigo, auspiciado por López Rega, aplicó una violenta devaluación de la moneda acompañada de aumentos de tarifas; el llamado Rodrigazo, parte del plan de López Rega para debilitar las presiones sindicales a través del desprestigio de sus principales operadores, provocó sin embargo la primera huelga general contra un gobierno peronista.
Martínez pidió licencia del cargo durante algunos días, dejando el ejercicio del cargo al presidente provisional del Senado Ítalo Lúder entre el 13 de septiembre y el 16 de octubre de 1975. En un momento de especial tensión, amenazó desde el balcón de la Casa Rosada con convertirse en la mujer del látigo.
A pesar de la creciente presión militar, expresada en un levantamiento controlado a duras penas de la Fuerza Aérea, Martínez se negó reiteradamente a renunciar, aunque anunció el adelanto de las elecciones presidenciales para fines de 1976. Sin embargo, el 24 de marzo de ese año un golpe de estado orquestado por los líderes de las tres fuerzas, constituidos en junta militar puso fin a su gobierno.
El 12 de enero de 2007, fue detenida por la Policía Nacional española a las afueras de Madrid y fue trasladada, esposada, a la Audiencia Nacional.
Tras negarse a ser extraditada voluntariamente a Argentina, fue puesta en libertad provisional por el Juez de Guardia, Juan del Olmo, mientras se resuelve el expediente ordinario de extradición, con la obligación de comparecer en el juzgado cada 15 días.
El 28 de abril de 2008, la Audiencia Nacional española consideró que los supuestos crímenes cometidos por la ex-Jefa de Estado no son de lesa humanidad, y, por lo tanto, han prescrito. La Justicia de España rechazó el pedido de extradición.
Formó un gobierno que le llevó a abandonar el puesto, aunque en contra de su voluntad, pero después del golpe de Estado no tenía otra solución.


También creo que sería una connivencia con muchas de estas atrocidades que se cometieron, porque en mi opinión, si el gobierno no funciona de esa manera podrían haber cambiado algunos de sus hombres de confianza, antes de que el peor que ha ocurrido en el país, el golpe estado, estas crueldades fueron, en lugar de exilio debería haber sido castigado en el más grave.

Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Aprendi a traduzir o powerpoint para espanhol, embora a formadora tenha visto.
Estudei para que quando fosse apresentar em espanhol não tivesse muitas falhas, fiz o meu melhor e a Dra. Mónica Teixeira, de Cidadania, depois da apresentação falou que correu muito bem.

http://www.google.pt/search?hl=ptPT&q=Maria+Estela+Mart%C3%ADnez+de+Per%C3%B3n&meta=&aq=f&oq=


http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&q=%20Mar%C3%ADa%20Estela%20Mart%C3%ADnez%20de%20Per%C3%B3n&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi