quarta-feira, 29 de abril de 2009

Acolhimento e check-in de clientes

Neste módulo aperfeiçoei algumas palavras em inglês, tais como: No-show, rack rate, yeld management, entre outras.
Falamos quais os documentos a preencher quando se chega a um hotel: boletim de alojamento, ficha de cliente, key- pass. Devemos saber as condições de hospedagem, data check-in e data prevista check-out, modalidade de pensão, tarifa e nº pax.
O key- pass é entregue na chegada do cliente, contem informações importantes: identificação, denominação, endereço e classificação do estabelecimento, nome do hóspede, número e preço do quarto, data da entrada, data prevista de saída, número de pessoas que ocupam o quarto. Resumindo é a prova do cliente perante as autoridades oficiais.
Falamos da qualidade do serviço prestado no procedimento de check-in: consulta da listagem de reservas, entrega de formulário de registos e verificar o correcto preenchimento do mesmo. Depois não esquecer de anotar no mapa de ocupação de quartos o quarto atribuído como ocupado.
Introduzimos no Penthotel, dados de clientes com bilhete de identidade ou passaporte.
Fizemos várias simulações entre clientes e o recepcionista, entre eles um foi gravado em vídeo.
Concluindo, aprendi todas estas coisas, especialmente introduzir dados no Penthotel, pois ainda tenho dificuldade em o fazer e nesse dia pôde-se praticar com vários documentos fictícios.
Achei uma mais-valia ter-nos gravado em plena função de recepcionista e cliente, embora não tenha visto o resultado do vídeo, sei que cometi alguns erros, que com o tempo tentarei superar. No início a câmara intimida um pouco mas depois ignoramo-la.
Para o meu estágio, este módulo foi muito produtivo, a formadora estava sempre a dinamizar as sessões.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Gestão e Técnicas de Reservas

Aprendi a fazer um plano de reservas e a rentabilizar os meios humanos e materiais, o sistema de informação sobre a disponibilidade de alojamento.
Inventamos a distribuição dos quartos para o hotel Poeta, seus preços para twin e doubles, também adicionamos cinco camas extras e o preço, acrescentamos dois berços grátis.
Fizemos alguns, check-in para o final do mês de Fevereiro, reservas, later check-in e bloqueio de quartos.
Também fizemos um plano de reservas para o mês de Março bastante detalhado para avaliação, no qual recebia e-mails de reserva, check-in, quartos reservados para pessoas com mobilidade reduzida, bloqueio de quartos para manutenção, e-mail para reserva a confirmar, certos e-mails necessitaram de resposta, a confirmar, a enviar orçamentos e outros pedidos que o cliente solicitava.
Aprendi a responder um e-mail como deve ser, com a confirmação da reserva se assim for pretendido ou meramente para para informação, como for o pedido, os preços dos serviços e as acessibilidades.
Simulamos alguns, check-in como recepcionista ou cliente.
Neste módulo também fomos a uma visita ao Porto, às caves Tailor’s e Calem e ao hotel Sheraton.

Aprendi muito neste módulo, pois não sabia fazer e-mails de resposta a clientes, que acho essencial para uma recepcionista, com as variadas maneiras de como são feitas.
O preenchimento do plano de reservas foi muito útil para conseguir distribuir os quartos consoante a necessidade dos clientes e se possível tudo no mesmo andar, quando permissível.
As visitas ao Porto foram muito interessantes, pois nunca fui a nenhuma delas, gosto muito de ver e conhecer novas realidades.
Em relação a tudo o que escrevi, tudo o que aprendi de certo vai ser muito útil no desempenho do meu estágio.

Visita a Vila do Conde

Prestação de Serviços Técnicos Administrativos ao Cliente

No dia 30 de Março, dirigi-me a Vila do Conde, juntamente com os meus colegas, com o objectivo de assistir a uma exposição sobre uma “Mostra de Ambiente”, na parte da tarde.
Inicialmente estivemos a ver as instalações da Futurbrain.
A Rosa estacionou o carro, vimos a Nau ancorada e à volta muito verde e jardins.
Pela manhã, fomos a um museu ver uma exposição de trabalhos feitos de bilros com a Dra. Gabriela Borges e a Dra. Joana Quintela, a guia explicava como, por quem ou para quem eram feitos, tinha vários enxovais para baptizados de bebés, muito elaborados, também tinha uns manequins, com as rendas aplicadas nas roupas, faziam um conjunto muito elegante. Vimos duas rendeiras a trabalhar, a maneira como o faziam era de quem já tinha muita experiência, vimos vários trabalhos que tinham sido usados por nossos antepassados. No andar de cima vimos uma sala onde havia lugares para as crianças que iam para lá aprender.
Na parte de tarde fomos assistir ao evento do curso EFA-B3, “Serviço de mesa” assistimos a um power point, nele vimos lugares de Vila do Conde, mais poluídos de seguida tudo limpo com todas as condições e ecopontos.
A exposição era composta por duas maquetas, uma com todas as condições, bem organizada, ideal para qualquer restaurante, até tinha acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida conforme a HACCP. A outra antes pelo contrário era simplesmente tudo o que um restaurante tem de errado. As duas maquetas eram feitas de material reciclado. No final houve um lanche feito pelos formandos.
A Dra. Mariza, acompanhou-nos a conhecer a Igreja Paroquial de Caxinas de Nossa Senhora dos Navegantes, vi bastantes imagens sagradas expostas, a igreja tinha uma parte de cima, muito grande e com muitas imagens, mas a parte de baixo embora mais pequena, era uma continuação, pois as paredes também estavam providas de santos.
Eu fiquei deslumbrada com a opulência de tão bom gosto, das imagens sagradas, da Igreja com figura de um barco, de todas as ruas, passear perto do mar, tudo de muito bom gosto.
Gostei de ter conhecido a sede, é muito mais acolhedora que as instalações de Ovar.
Para concluir, o dia foi muito produtivo, especialmente a parte da tarde, com o evento dos colegas, acabando na igreja e o passeio à beira mar, fiquei com pena de não conhecer o tão falado Forte de S. João. Este é mais um programa a repetir, para ver o que faltou e outros tantos sítios de grande valor para os quais não tivemos possibilidade e que de certo existem.

domingo, 12 de abril de 2009

My Family

My son Miguel is tall and well-built, he is sixteen years old, he is a student but doesn’t like it.
His face is square and he has pimples, his eyes are small and brown, his mouth is small and his nose too.
He has got normal ears. His hair is short, straight and light- brown, he has a brown skin.
He is gentle and friendly.

My daughter Inês is short, she is ten years old and she is a good student.
Her face is freckled and round, her eyes are big and brown, her mouth is small and her nose too. She has got medium sized ears. Her hair is short, straight and dark brown, she has got a brown skin.

My daughter Marta is tall, she is nineteen years old and she is a student on the University on the second year. She is good in her classes.
Her face is round, her eyes are small and brown, her mouth is small and her nose too. She has got regular ears.
Her hair is short, curly and brown with light nuances.
She has got a light skin.


With this work that I did in autonomy I learnt more vocabulary. I know that I have some failures that I need to correct but I’m trying to do that because English is so important to me. I really would like to write correctly to be able to speak.
In spite of much work that I had I saw that I have not yet achieved my goals.
In terms of speaking I feel more comfortable, although still need some help, I read a lot and I try to do the works correctly, but yet I feel it is not enough.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Prestação de Serviços Técnicos Administrativos ao Cliente

Aprendi a fazer um plano de reservas e a rentabilizar os meios humanos e materiais, o sistema de informação sobre a disponibilidade de alojamento.
Inventamos a distribuição dos quartos para o hotel Poeta, seus preços para twin e doubles, também adicionamos cinco camas extras e o preço, acrescentamos dois berços grátis.
Fizemos alguns, check-in para o final do mês de Fevereiro, reservas, later check-in e bloqueio de quartos.
Também fizemos um plano de reservas para o mês de Março bastante detalhado para avaliação, no qual recebia e-mails de reserva, check-in, quartos reservados para pessoas com mobilidade reduzida, bloqueio de quartos para manutenção, e-mail para reserva a confirmar, certos e-mails necessitaram de resposta, a confirmar, a enviar orçamentos e outros pedidos que o cliente solicitava.
Aprendi a responder um e-mail como deve ser, com a confirmação da reserva se assim for pretendido ou meramente para para informação, como for o pedido, os preços dos serviços e as acessibilidades.
Simulamos alguns, check-in como recepcionista ou cliente.
Neste módulo também fomos a uma visita ao Porto, às caves Tailor’s e Calem e ao hotel Sheraton.

Aprendi muito neste módulo, pois não sabia fazer e-mails de resposta a clientes, que acho essencial para uma recepcionista.
O preenchimento do plano de reservas foi muito útil para conseguir distribuir os quartos consoante a necessidade dos clientes e se possível tudo no mesmo andar, quando permissível.
As visitas ao Porto foram muito interessantes, pois nunca fui a nenhuma delas, gosto muito de ver e conhecer novas realidades.
Em relação a tudo o que escrevi, tudo o que aprendi de certo vai ser muito útil no desempenho do meu estágio.

Visita às Caves e ao Sheraton

Taylor’s
Desloquei-me ao Porto com a formadora Gabriela Borges foi lá ter, com o intuito de visitar a cave Taylors, que data do ano de 1692.
A guia, Cristina Aguiar, vestida a rigor, com fato e uma capa preta, falou dos vários tipos de empresas que estavam associadas, além de trabalharem com as uvas do Douro, também falou que durante o Natal, Páscoa, Julho e Agosto passam por lá muitos turistas, que falam vários tipos de idiomas, especialmente o inglês.
As promoções efectuadas durante o Natal e a Páscoa atraem muitos turistas, também fazem a feira dos vinhos.
Falou de vários tipos de vinho, especialmente no Vintage: é um bom vinho envelhece-se na garrafa, mas depois de aberta deve-se beber em 48 horas. Têm pipas em mogno com 100 anos. O vinho mais velho é de 1934.
Também fomos ao bar onde se efectuou uma prova de vinhos, seguidamente passamos pelo restaurante, majestosamente decorado com flores em todas as mesas, dois pavões embalsamados perto da lareira e uma mesa suportada por dois animais em pedra, com tampo de vidro com uma magnífica decoração. Por fora tem mesas com cadeiras onde se pode tirar lindas fotografias ao rio Douro e à cidade quer de Gaia ou do Porto, com grande requinte e naturalidade.
Tem um jardim que além de flores também possui lindos animais.

Porto Calem

Um pouco mais adiante fui ver as caves Porto Calem, mesmo perto do rio Douro.
Paula, a guia levou-nos para dentro de uma enorme pipa com escadas e cadeiras, transformada em auditório, lá estivemos a ver e a ouvir num plasma a história desta cave.
De seguida seguiu-se a visita, além do que já sabíamos da outra cave, sempre houve espaço para mais conhecimentos.
Vendem mais de quatro milhões de garrafas por ano, são visitados por mais de 120 mil pessoas anualmente e foi considerado Património Mundial da Humanidade.
Também trabalham com as colheitas do Douro.


Hotel Sheraton
No dia 16 de Março pelas 15:30, realizou-se uma visita ao hotel Sheraton no Porto com o objectivo de conhecer a recepção e salas de eventos.
No hall de entrada da recepção, constatou-se a grandeza e o tipo de hotel, sendo que trata de um hotel de negócios.
Fomos recebidos por Ana Silva, começou por nos mostrar um quarto, com sala casa de banho e o luxo que um hotel de cinco estrelas representa.
Vimos uma das salas que estava a ser montada para um evento, além dessa têm uma onde cabe 700 pessoas sentadas e 1000 de pé, também tem capacidade para fazer lá chegar uma plataforma que suporta o peso de um carro. Todas as salas têm nomes curiosos: sala Apolo, Ariane, Gemini, Challenger,Discovery, Boavista, Atlântico e Porto.
Também têm suites Júnior que se transformam em salas de negócios
Tem 12 andares, dispõe de 266 quartos e suites, um bar com ambientes diferenciados e um restaurante, o Porto Novo, com um conceito inovador de "Show Cooking" assente nas raízes da Cozinha Tradicional Portuguesa.
Tem um SPA com todas as salas cheias de luxo para uma boa massagem de vários tipos, salas de descanso com música ambiente e uma decoração excepcional.
Existe também cabeleireira.
As diferenças mais relevantes em relação a hotéis anteriormente visitados são o loungde bar
(buffett para clientes hospedados a partir do 8º andar), a máquina de gelo em que os clientes podem usufruir, sendo gratuito, excepto se for solicitado no quarto em que se paga uma taxa, o porteiro, o bagageiro, o guest relations, a máquina de engraxar sapatos que se encontrava ao lado do elevador, não sendo necessário engraxadora nos quartos.
Relevante também, são os elevadores panorâmicos, possibilitando a vista sobre a cidade. Possuem um sistema de segurança para evitar possíveis suicídios.
Já na recepção, falamos com o Sr. Ricardo, Guest Relations (começou a sua actividade neste hotel na recepção).
Eu fiz-lhe as seguintes perguntas:

É fácil gerir as reservas das salas?
O vosso hotel recorre a serviços de Catering?
Quais os procedimentos para uma reserva de sala?
Têm preços especiais?
Os meios audiovisuais estão incluídos nos preços das salas?
Como fazem quando há alterações de reservas?
Trabalham com agências de viagens e operadores turísticos?
Qual é a capacidade máxima das salas?
Quais são os procedimentos do check-in?
Além de algumas perguntas que saíram naturalmente tanto por mim, como por alguns colegas.


Concluindo, a saída ao porto foi muito interessante, pois nunca tinha entrado numa cave, fiquei deslumbrada com a maneira como a guia falava, o gosto com que nos mostrava todas as pipas e as suas constituições quer a nível da madeira, quer a nível da composição dos vinhos.
As caves são um bom local para se levar os filhos, tem espaço, mesas e cadeiras, jardim com flores e aves naturais.
O Sheraton, é o melhor hotel que visitei até hoje, em relação a espaço, a beleza, delicadeza, a bom gosto com toda a decoração, simpatia e alegria que se vê o sorriso dos funcionários, sendo um hotel de 5 estrelas, fiquei muito deslumbrada pois não poderia imaginar as coisas de outra maneira, sem tanto requinte, tanta ostentação.
Gostei também muito do convívio, quer em relação aos colegas quer em relação à formadora, especialmente da caminhada.