sábado, 21 de fevereiro de 2009

Guião de visita ao Mosteiro de Alcobaça

Designação do trabalho:
Visita ao Mosteiro de Alcobaça na Internet.
Síntese do trabalho:
Visitei os tumulos de D.Pedro e de D. Inês, o Relicário...
Seleccionei este trabalho porque:
Disponibiliza elementos significativos do meu progresso nas aprendizagens.

Património Mundial da UNESCO.

Visitei o mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, pela Internet.
Neste Mosteiro os principais artistas representados são D. Inês de Castro e D. Pedro.
O Mosteiro foi mandado construir pela Ordem de Cister. Os monges desta ordem são conhecidos como monges brancos devido à cor do seu hábito.
Robert de Molesme (1028-1111) foi um cristão Santo e Abade, um dos fundadores da Ordem cisterciense em França. Em 1308, D. Dinis faz construir o Claustro do Silêncio, acrescentado de um piso já no reinado de D. Manuel, que mandou também construir a chamada Sacristia Manuelina, estas obras foram encomendadas ao arquitecto João de Castilho. Arquitecto galego, nascido em 1480, em Santander, e falecido em 1552, é considerado um dos grandes arquitectos europeus do Renascimento.
D. Pedro reinou em Coimbra, entre 8 de Maio de 1357 e 18 de Janeiro de 1367, em Estremoz. Foi o 8º monarca de Portugal e revelou-se um bom administrador, corajoso na defesa do país, justo nas camadas mais desfavorecidas.
Na política externa, D. Pedro participou ao lado de Aragão na invasão de Castela.
Os túmulos de D. Inês de Castro e de D. Pedro encontram-se lado a lado.
Os túmulos de D. Inês e D. Pedro estão um diante do outro, fazendo com que mesmo depois de mortos, continuem juntos.
A Capela das Relíquias é um deslumbramento, com todas as imagens douradas, o seu interior é forrado a talha dourada, com nichos que abrigam sete estátuas e setenta e um bustos, de madeira e barro cozido policromados, ao abrir esse busto dentro de uma pequena janelinha poderá ver um pedaço de um santo (um osso, uma unha, ou qualquer coisa que se possa imaginar), por esse motivo é um Relicário.
A Virgem, com as mãos estendidas e abertas num gesto de acolhimento e dá-nos esperança para continuar, nunca desistir.
A sala dos Reis foi construída no séc. XIII. Os azulejos do mesmo século mostram episódios lendários da fundação deste Mosteiro, desde o voto de Dão Afonso Henriques. As estátuas representam os Reis de Portugal até D. José I e foram esculpidas pelos Monges.

Embora eu tenha feito este trabalho sabendo que não era um Museu, mesmo deste modo gostei de todas as obras, gostei muito da imagem da Virgem, da sala do capítulo, a sacristia com o seu tecto trabalhado e lindos quadros nas paredes. Gostei muito de tudo o que vi. Tenho pena por ainda não ter tido oportunidade de conhecer, porque em espaço físico deve ser muito mais agradável, pois tudo o que se vê de perto se torna fascinante, uma utopia.
Para cessar, gostaria de dizer que tive muito prazer em fazer este trabalho, porque além de ficar a conhecer um pouco das imagens do Mosteiro e a sua história, a Dra. Joana Quintela, com a sua sabedoria, explicou-me o que é um Relicário, fiquei maravilhada com a sua definição esta é uma pequena explicação do que aprendi sobre a sala dos relicários. O termo relicário é utilizado muitas vezes para o lugar onde se guardam recordações importantes, registos de uma vida. É também utilizado para denominar um álbum que as pessoas fazem após uma viagem que marcou as suas vidas.
Quando havia a morte de um santo, ou alguma figura importante do Mosteiro, guardava-se o seu busto na sala dos relicários fazendo uma pequena janelinha e ai eram guardados as mais variadas partes do seu corpo, tais como, o coração, um pouco de sangue, um osso de qualquer parte do corpo, um tufo de cabelo, uma unha, enfim qualquer coisa que ficasse de lembrança para sempre como uma relíquia
Em relação aos museus virtuais acho que têm uma vasta escolha em relação à arte e ao seu design, mas muitas vezes estão mais interessados na sua exposição do que na sua funcionalidade, embora eu tenha gostado bastante das “Meninas” de Velásquez e da Crucificação no Museu do Prado.
Quanto ao Museu do Louvre, fiquei bastante impressionada com as obras de Michelangelo, a representação que ele dá aos nus e aos seus modelos são tocantes.
Mas eu preferi saber mais sobre o Mosteiro de Alcobaça, fascinou-me a história e a visita que virtualmente realizei.
Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Aprendi o que é um Relicário, pois não fazia ideia.
Também fiquei a saber que D. Afonso Henriques esteve no Mosteiro.
Que o Mosteiro foi construído pelos monges da Ordem de Cister.

Conclusões relativamente aos tópicos considerados no inquérito:

A utilização do GPS
Pelos resultados obtidos podemos constatar que a maioria dos indivíduos que usam GPS estão no escalão etário dos 20 aos 30 anos. Uma vez que esta tecnologia é recente, podemos inferir que o uso desta tecnologia poderá estar ligado ao facto de esta faixa etária estar muito mais disponível para à aderência a novos conceitos em termos tecnológicos, podendo usufruir da sua aplicabilidade prática em termos profissionais.

Televisão
Pela análise dos resultados obtidos, podemos constatar que é evidente que a televisão tem um peso muito relevante em relação ao tempo diário dispendido pelos habitantes de Ovar. O escalão etário que dispende mais tempo diário em frente ao televisor é o que está compreendido entre os 70 e os 90 anos. No entanto, é notório que as camadas mais jovens (e do sexo masculino) visionam mais canais.
Em Ovar, a adesão a mais do que os 4 canais generalistas também é bastante notória (74,6%) e o número de assinantes do serviço de distribuição de televisão por cabo é bastante maior (85.1%) do que por satélite (14.9%).
A nível nacional, o nº de assinantes de serviço de distribuição por cabo tem vindo a crescer desde 2001. No entanto, está tendencialmente a decrescer em 2006 no que respeita a televisão digital por satélite.

Computador
A utilização do computador vai decrescendo mais ou menos uniformemente de acordo com o crescendo da idade. No que se refere ao género, é o masculino quem mais uso faz desta tecnologia. A nível nacional, o cenário é semelhante.
Relativamente à utilização do computador por nível de escolaridade, constata-se que os resultados relativos a Ovar são similares aos nacionais no que respeita ao nível de escolaridade Secundário. Até ao 3º Ciclo é evidente um acréscimo relevante em Ovar. Esta situação poderá ser justificada pelos incentivos dos últimos tempos ao uso de PC nas camadas mais jovens (ex: Magalhães, formação profissional).
Relativamente a Ovar podemos ainda concluir que:
O uso do computador é bastante frequente pelos seus utilizadores;
A funcionalidade do seu uso é simultaneamente para trabalho e lazer (59,3%).

Internet
No que respeita ao uso da Internet em Ovar constata-se que as faixas etárias mais jovens são os seus grandes utilizadores. Esta situação é semelhante aos dados nacionais disponibilizados. Curioso é ainda de salientar que os jovens inquiridos dos 10 aos 20 atingem os 90% em termos de utilização. Tal como no uso de PC, o uso da Internet é maior no género masculino do que no feminino e é usada com bastante frequência (a maioria diariamente). São no entanto os possuidores dos níveis de escolaridade mais altos os maiores utilizadores de Internet, Tal como no uso do PC, a internet é maioritariamente usada para o trabalho e para o entretenimento.

Rádio
73% dos inquiridos afirmou ouvir rádio, sendo as rádios eleitas a RFM e a Cidade FM. Comparando com os dados nacionais, verifica-se que a RFM também é a rádio mais ouvida pelos Portugueses.

Telemóvel
A maioria dos inquiridos possui 1 telemóvel, havendo no entanto um número significante com 2 (15.6%). No escalão etário dos 80 aos 90 verifica-se que 80% dos inquiridos não possuem telemóvel.
Relativamente ao uso que lhe é dado, todos os inquiridos usam o telemóvel para efectuar chamadas. No entanto, as camadas mais jovens utilizam-no também para enviar SMS.
A esmagadora maioria (85.2%) tem conhecimento acerca das radiações produzidas pelo uso do telemóvel.

Telefone fixo
59.6% da população inquirida faz uso de telefone fixo.
Considerando os dados anteriores relativamente ao telemóvel, podemos concluir que a importância atribuída pelos inquiridos à utilização do telefone fixo continua a ser relevante, uma vez que muitos continuam a usar os 2 em simultâneo.

Observações / omissões:
Não está mencionado o nº de inquiridos.

Em jeito de conclusão:
Recorrendo às novas tecnologias, sobretudo no campo das comunicações, podemos aceder a instrumentos de trabalho e a fontes de informação impensáveis até há bem pouco tempo. A facilidade, a rapidez e a supressão de barreiras geográficas tornam possível o acesso aos mais diversos canais potenciadores de conhecimento, mas também de convívio e de lazer.
Numa sociedade que cada vez mais procura estar atenta às actualidades, identifica­se um crescendo na utilização de novos aparelhos. Através da Internet comunicamos, enviamos e recebemos mensagens, procuramos informações, fazemos publicidade, ganhamos dinheiro, adquirimos produtos, divertimo-nos.
A Internet continua a ter um imenso potencial tecnológico, mas há um espaço para os telemóveis, que para além de permitirem o contacto telefónico, têm agora, ligação à Internet e acesso a conteúdos audiovisuais. Essa tecnologia portátil, expressa o individualismo, a valorização da liberdade de escolha, de cada um poder agir seguindo a sua vontade. Num lugar isolado podemos estar ligados a inúmeros serviços, permitindo ao utilizador estar mais perto da família, de casa, do trabalho, da sociedade, do mundo, isto é, estar em relação.
E, pelo inquérito que pudemos analisar anteriormente, podemos inferir que Ovar está potencialmente “em relação”.

Salvador ser feliz assim

Designação do trabalho:
Leitura de um livro.
Síntese do trabalho:
As dificuldades que Salvador teve e tem que ultrapassar.
Seleccionei este trabalho porque:
Sinto grande satisfação na sua realização.
Foi um desafio que me surpreendeu.

Salvador do acidente só se recorda acordar na relva e que o seu corpo não lhe obedecia, lembra-se também de achar que o céu estava a um palmo de distância, que se quisesse podia tocar as nuvens.
Quando dois colegas o encontraram ele pediu que lhe tirassem o capacete, o que não o fizeram, também pediu para lhe esticarem as pernas, mas estas já estavam esticadas. Sentiu uma sensação de paz quando viu a mãe, sentiu-se protegido quando ela se sentou ao seu lado e lhe deu a mão.
Só por duas ou três vezes ele conta ter chorado; é possível que tenha sido mais.
Salvador logo após o acidente foi levado para o hospital da CUF, onde fez vários tratamentos e lá permaneceu durante muito tempo.
Como não havia mais nada a fazer foi para o hospital de Toledo, tem uma cadeira de rodas eléctrica, que o pode deixar de pé e uma carrinha adaptada que o leva onde precisar.
Foi aí que o Dr. Ascenso lhe pôs a par da sua realidade clínica, estava tetraplégico, embora Salvador já estivesse ciente dessa realidade, nunca ninguém lho tinha dito daquela maneira, acabaram por ficar muito amigos.
Logo no início da doença prometeu-lhe que iria andar oito anos depois, que a cura iria surgir, o tempo foi passando e já não havia mais a fazer nesse hospital, regressou a casa.
O tempo foi passando e Salvador resolveu ir para um hospital em Itália fazer reabilitação, o Dr. Humberto foi muito importante para ele, que o ajudou muito.
Salvador tem um projecto das “Acessibilidades nas Conversas”, onde está em contacto directo com as pessoas, escuta os seus problemas como voluntário. São conversas úteis para os dois lados.
Tem condições e meios para fazer a vida que fazia anteriormente.
Conseguiu fazer uma licenciatura em marketing de publicidade.
Ainda tem a Associação Salvador, criada em 2003, pretende alertar a sociedade para os problemas e restrições das pessoas portadoras de deficiência.
Organiza alguns encontros e jantares para reunir pessoas com deficiências. Tem sido um pouco difícil passar da teoria à prática.
Inicialmente não conseguia respirar, mal conseguia falar, tinha que estar amarrado à cadeira na altura do peito, pois não segurava o tronco.
Depois de muitas operações e passagem por três Hospitais, conseguiu superar todos esses problemas e continua a fazer reabilitação para que os membros não fiquem atrofiados quando surgir a cura.
Voltou a estudar e fez uma licenciatura em marketing de publicidade e trabalha com o seu computador.
Salvador, sai para ir com os amigos para a discoteca, faz mergulho com um instrutor Paulo Renato, a namorada Carolina Magalhães e o seu primo Filipe, a imensidão do mar provoca-lhe um sentimento semelhante a claustrofobia.
Tempos depois encontra o Dr. Ascenso e diz-lhe que há alguns anos atrás lhe dissera que ia andar aos 24 anos e iria casar aos 25 anos, ele respondeu que: o casamento é uma comunhão e partilha de vida, que é o que se passa entre os dois. Quanto a voltar a andar, que olhava para ele e via alguém que anda, que caminha, só que o faz de forma diferente.
Quando conhecemos o Salvador “passamos a utilizar a sua ideia de que é a cadeira que está presa a ele e não o oposto!”
Quando li o livro do Salvador senti uma paz inexplicável, pois este jovem, com tantas deficiências e tanta força para as combater, faz ver a muitas daquelas pessoas ditas normais, que não lutam por aquilo que querem sendo muito mais acessível, põem sempre dificuldades em tudo, tendo a vida muito mais facilitada.
Salvador tem um projecto das “Acessibilidades nas Conversas”, onde contacta com outros deficientes e partilham as suas experiências, saindo de lá mais fortalecido.
Também criou a Associação Salvador em 2003, para angariar fundos para poder ajudar pessoas como ele, realiza jantares, espectáculos e exposições, com a ajuda de muitos vultos da nossa sociedade a vários níveis. Embora muitos desses eventos sejam muito complicados de realizar, isso não o deixa desanimar, tentando logo outras coisas.
Salvador tem um enorme apoio da mãe e da irmã, além de todos os amigos que nunca o desampararam.
Mais uma vez a vida causou um desgosto a Salvador, pois a 20 Janeiro 2008 um avião caiu no Huambo, e Salvador, perdeu o pai, sentiu uma enorme mágoa, mas com o apoio de todos, vai tentando superar mais esta agrura da vida.

Gostaria de falar das barreiras arquitectónicas que existem por todo o lado, os nossos governantes não se devem lembrar que existem muitas pessoas com deficiências e não há: rampas, elevadores adaptados, as caixas multibanco são muito altas e os buracos das estradas também não ajudam, haveria muitas mais coisas a enumerar, mas se algumas forem feitas, os deficientes de certo agradecerão.
Quanto a mim, gostei de ler este livro, ver a realidade deste jovem e só posso deixar este pensamento:
Salvador, obrigada pela tua coragem, não te deixes ir abaixo, pois de ti depende muito mais pessoas que as que possas imaginar, pois de alguma maneira todos temos problemas e tu és a esperança.

Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?


Descobri que por mais que qualquer um de nós sofra, está muito longe do sofrimento do Salvador e de tantos outros que como ele sofrem e com menor qualidade de vida.

As relações com o exterior e a promoção dos serviços da unidade hoteleira

Neste módulo aprendi os vários nomes e dimensões que as salas de eventos podem ter como: sala em U, em Plateia, em Escola e Buffet. Aprendi as diferenças dos vários tipos de eventos: conferências, workshops, simpósio, colóquios, congresso...
Vou falar das diferenças entre uma conferência de imprensa e um seminário.
A conferência é uma reunião convocada do decurso da qual, uma ou mais personalidades falam aos presentes e respondem às suas questões. Pode haver também troca de opiniões entre pessoas especializadas, com a finalidade de chegar a um consenso.
Já um seminário é uma reunião de pessoas com o objectivo de debate em grupo, formas de desenvolvimento ou renovação de ideias ou valores comuns aos participantes. Deve ter convidados especialistas nos assuntos a serem apresentados.
Aprendi a dar orçamentos para eventos fictícios, por e-mail e por carta, respondendo a todas as exigências do cliente: fazendo cálculos de quartos para 21 clientes, a sala de eventos, o preçário para os jantares, da permanência dos clientes no hotel de 3 noites.
Houve outros pedidos e respostas para treinar, feito entre colegas.
Trabalhamos os tópicos: Operadores turísticos e Agência de viagens, vendo as suas diferenças para uma maior rentabilidade com os hotéis.
As promoções e Marketing podem ser efectuadas: numa página da internet, Maillings, Newsletter, em revistas da especialidade, outdoors, com patrocínios e cartas.
Gostei de fazer o panfleto com as quatro salas, as promoções que iríamos dar aos clientes para combater a época baixa e atrai-los.
Este módulo foi muito produtivo, aprendi tudo o que acabei de acima expor assim sendo, foi uma mais-valia estas sessões, a formadora estava sempre a arranjar meios para nos ajudar a progredir.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sistemas e Equipamentos Informáticos em Hotelaria

Designação do trabalho:
Componentes e windows existentes.
Síntese do trabalho:
Informação, Informática e suportes de informação existentes.
Seleccionei este trabalho porque:
Disponibiliza elementos significativos do meu progresso nas aprendizagens.

Informação - É comum nos dias de hoje ouvir-se falar sobre a Era da Informação, o advento da "Era do Conhecimento" ou sociedade do conhecimento. Como a sociedade da informação, a tecnologia da informação, a ciência da informação e a ciência da computação em informática são assuntos e ciências recorrentes na actualidade, a palavra "informação" é frequentemente utilizada sem muita consideração pelos vários significados que adquiriu ao longo do tempo.

Conceito da palavra "Informática"
A palavra Informática é derivada de duas outras palavras associadas a ela, a primeira é informação e a segunda é automática. Essas palavras definem os principais objectivos que foram atingidos pelos computadores. A necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática, fez com que surgisse justamente esta palavra.

Suportes de informação existentes
Armazenam informações do computador e para o mesmo (Disquete, fita magnética, pen drive, cd, dvd, cartões de memória).
- Externos: Equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos à parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.
- Internos: armazenam informação em dispositivos colocados internamente no computador, como por exemplo o disco rígido/duro.

Tipos de periféricos existentes:
Entrada:
basicamente enviam informação para o computador (teclado, rato, joystick, scanner);
De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, colunas de som);

De entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das colunas de som, a placa de som.



Sistema Operativo ou sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o utilizador.
Windows 98,
Windows Millenium, Windows NT, Windows XP, Unix, Linux, Windows 2007, Windows vista, Windows 95, Windows 2003, Windows 2000, Windows99.





Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Aprendi os vários componentes que fazem parte de um computador, quer interiormente, quer exteriormente.
Como um monitor touchscreen, que é usado nos supermercados como caixa registadora.
Também fiquei a conhecer os vários tipos de windows, muitos deles não tinha conhecimento da sua existência.
Quanto ao conceito das palavras: Informação e Informática, pude relembrar o que já foi falado em outros módulos.

http//pt.wikipedia.org/wiki/perif%c3%A9rico

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Lixo eletrónico toma lugar do arroz em aldeia chinesa

Designação do trabalho:
Lixo electrónico ocupa o terreno onde antes havia arroz.
Síntese do trabalho:
Pessoas contactam com resíduos perigosos.
Seleccionei este trabalho porque:
Manifesta a aquisição de novas competências.

Os moradores de Guiyu, no desenvolvido litoral chinês, abandonaram o cultivo de arroz, que era o meio de subsistência, em prol de um negócio muito mais lucrativo, mas que prejudica sua saúde e o meio ambiente: a reciclagem do lixo eletrónico do resto do mundo. Cerca de 70% dos resíduos eletrônicos do planeta vão para a China. Violando a Convenção de Basiléia, boa parte desses dejetos vem de países desenvolvidos, e tem como destino o porto de Nanhai, na província de Cantão, sudeste do país.
ONU discute destino do "e-lixo" EUA mandam PCs inúteis para nações pobres
Deste local, uma rede ilegal de importadores transporta os vestígios para a pequena cidade de Guiyu. Entre pilhas de teclados, cabos e placas, homens, mulheres e crianças fundem e destroçam restos de artigos eletrónicos, principalmente computadores, sem qualquer proteção. Com isso, essas pessoas se transformam em presa fácil para as 700 substâncias tóxicas que estão contidas nesses aparelhos.
Com as mãos descobertas, 80% dos 150 mil moradores de Guiyu buscam materiais como cobre, plástico ou aço, que depois serão vendidos aos negociantes de segunda mão. "Muitos emigrantes rurais foram a Guiyu atraídos por salários de US$ 2 ou US$ 3 a hora, muito maiores do que os que ganham no campo. Eles têm que escolher entre ter dinheiro suficiente para viver ou ter saúde", afirmou Jamie Choi, responsável do Greenpeace para a área.
Neste grande despejo da sociedade da informação, mal são utilizadas máscaras, e a ferramenta mais avançada tem forma de broca, acrescentou Choi. Os males para a saúde têm um expoente devastador: 8 0% das crianças de Guiyu apresentam altos níveis de chumbo no sangue, o que causa danos nos sistemas nervoso e reprodutor, segundo constatou um estudo da Universidade de Shantou.
"As crianças, e em especial os filhos dos emigrantes, fazem os trabalhos mais simples. Ficam 24 horas trabalhando, respirando, em contato com materiais perigosos", afirma Choi. Wu Yuping, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Saiba), ressalta que "não é possível encontrar água potável em 50 quilómetros ao redor do local", pois as substâncias tóxicas acumulam-se nas beiras do rio e infiltram-se no solo.
Em 1994, a Convenção de Basiléia, assinada por quase todos os países desenvolvidos, com excepção dos Estados Unidos, proibiu a exportação de resíduos perigosos dos países ricos aos pobres, incluídos os destinados à reciclagem. Apesar disso, a aplicação das regras da Convenção mostrou muitas falhas. "O Greenpeace viu navios que partem da Holanda rumo à China, carregados de resíduos eletrónicos", afirmou Choi.
Entre os trabalhos rotineiros está o de desmontar placas-mãe em um fogareiro caseiro de carvão, em busca dos cobiçados chips, que contêm ouro. Ou também fundir as carcaças dos computadores para transformar o PVC tóxico em peças que se destinam a objectos que, curiosamente, voltam ao mundo ocidental: as flores de plástico.
Todos os anos, o planeta produz entre 20 e 50 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos, de acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Segundo a organização, 80% deste lixo tem como destino a Ásia e, desse percentual, 90% chega à China. Embora Guiyu seja o mais conhecido, há outros lixões deste tipo em Longtan, Tali, Cantão e Taizhou (província de Zhejiang).
Apesar de a maioria dos resíduos terem como origem os países ricos, a China produz a cada ano 1,1 milhão de toneladas, número que aumenta junto com o nível de vida da população. "Nos subúrbios de cidades como Pequim ou Tianjin, há pequenas favelas dedicadas ao desmanche de objetos eletrónicos, e cujo destino final é Guiyu", afirma Choi.
O Governo estuda um projecto de lei para fazer com que os fabricantes de computadores, televisores, refrigeradores, máquinas de lavar e ar condicionados chineses sejam responsáveis pela reciclagem de seus produtos. Essa medida é uma resposta aos pedidos dos ambientalistas, que acreditam que os fabricantes devem assumir a responsabilidade por seus produtos.
No entanto, os ambientalistas afirmam que não haverá solução definitiva sem passos como o dado pela União Européia. O bloco proibiu no ano passado o uso de chumbo, mercúrio, cádmio, cromo hexavalente, bifenóis policromados e éter de bifenol policromado nos aparelhos eletrónicos.
Os habitantes de Guiyu, como este menino, estão expostos à contaminação pelo lixo electrónico

Cromo hexavalente, é reconhecido como um carcinogénico humano, via inalação.
Cádmio, normalmente é encontrado em minas de zinco, sendo empregado principalmente na fabricação de pilhas.

Chumbo é um metal tóxico, pesado, macio, maleável e pobre condutor de electricidade.


Os moradores de Guiyu, no local mais desenvolvido do litoral chinês, , tinham como subsistência o cultivo de arroz, abandonaram por causa de um negócio muito mais lucrativo, embora esse prejudicasse a sua saúde e o meio ambiente.
Esse commércio trata-se da reciclagem do lixo eletrónico do resto do mundo. Por volta de 70% dos resíduos eletrónicos do planeta vão para a China. violentando a Convenção de Basiléia. Parte desses restos vêm de países desenvolvidos, e o seu destino será o porto de Nanhai, a província de Cantão e o sudeste do país.
Em suma, há uma rede ilegal a fazer chegar estes resíduos a Guiyu.Entre placas, pilhas de teclados, cabos e computadores, criam e destroçam restos de artigos eletrónicos, sem qualquer protecção, essas pessoas estão sujeitas a 700 substâncias tóxicas, contidas nesses aparelhos.
Sem a menor protecção nas mãos, 80% dos 150 mil moradores de Guiyu procuram materiais, como cobre, plástico ou aço, que depois serão vendidos aos negociantes em segunda mão, a preços muito reduzidos para terem dinheiro para comer. 80% das crianças apresentam altos níveis de chumbo no sangue, o que causa danos nos sistemas nervoso e reprodutor, segundo um estudo da Universidade de Shantou. As crianças ficam 24 horas em contacto com esses materias perigosos.
Não existe água potável num raio de 50 km, as substâncias enfiltram-se nas beiras dos rios e do solo.
Embora hajam países que já tenham tentado acabar com este tipo de flagelo, a verdade é que ele continua a acontecer e com o passar do tempo continua a aumentar.
Entretanto, está em estudo pelo governo, a melhor maneira de se poder reciclar os electrodomésticos, a pedido dos ambientalistas. O bloco proibiu no ano passado o uso de chumbo, mercúrio, cádmio, cromo hexavalente, bifenóis policromados e éter de bifenol policromado nos aparelhos eletrónicos.
Mas enquanto não se encontram soluções estas pessoas e principalmente estas crianças, continuam a contactar com estas substâncias e quantas delas já estarão infectadas,pois o
cromo hexavalente é reconhecido como um cancerígeno humano, via inalação. O cádmio é encontrado nas pilhas e o chumbo é um metal tóxico,entre outras substâncias a que já foram expostas.
A minha sugestão é que se as pessoas não estiverem sempre a trocar os electrodomésticos, de certo a quantidade deverá diminuir.
Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Aprendi com este artigo, que muitas pessoas não se importam com os riscos que correm a manusear resíduos altamente tóxicos e de expor os seus próprios filhos, levando-os muitas vezes à morte, em troca de dinheiro, vivendo muitas vezes de uma maneira sobre humana.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Direitos da Criança

Designação do trabalho:
Dia Mundial da Criança
Síntese do trabalho:
Os direitos da criança,direito à educação, direito de exprimir a sua opinião.
Seleccionei este trabalho porque:
Sinto grande satisfação na sua realização,pois adoro crianças e fico muito revoltada quando são maltratadas.

As crianças têm direitos
Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.
A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo jurídico para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito interno às da Convenção, para a promoção e protecção eficaz dos direitos e Liberdades nela consagrados.
Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e também pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança.
Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.
A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:
• A não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.
• O interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que lhe digam respeito.
• A sobrevivência e desenvolvimento sublinham a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.
• A opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.
A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:
• Os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)
• Os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação)
• Os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração)
• Os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)

Para melhor realizar os objectivos da CDC, a Assembleia Geral da ONU adoptou a 25 de Maio de 2000 dois Protocolos Facultativos:
Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo à venda de crianças.
Prostituição e pornografia infantis (ratificado por Portugal a 16 de Maio de 2003);
Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados (ratificado por Portugal a 19 de Agosto de 2003).
Embora desde 20 de Novembro de 1989,tivessem sido adoptadas os direitos da criança, direitos fundamentais para que uma criança cresça num mundo há sua medida: com amor, casa, família, comida, roupa, cuidados de saúde adequados, uma boa educação escolar, onde não haja discriminação: quer a nível social ou racial.
Deve sempre ser protegida contra a exploração.
Todas as crianças têm direito, a expressar a sua opinião.
No entanto, tudo isto sendo uma realidade, também é do conhecimento de todas as pessoas, que muitas delas, são exploradas, trabalham muitas vezes à chuva e ao vento, para alimentar os vícios dos pais, muitos destes abusam sexualmente das crianças, chegam a bater-lhes deixando marcas levando-as às vezes até a morte.
Nos serviços de urgência fazem o que podem para as ajudar, mas as crianças vêm instruídas pelos familiares para que não contem a verdade, sendo difícil a um médico muitas vezes detectar maus tratos, de uma queda ou outro tipo de acidente, perfeitamente possível a uma criança.
Cabe-nos a nós, denunciar situações deste género, pois temos que ter a consciência que se hoje é aquela criança que não conhecemos, porque vive noutro país, também temos a noção que pode morar mesmo ao lado e precisar de ajuda.
Não nos podemos esquecer dos casos mediáticos de Joana e Madeleine Mccain, que ainda hoje estão longe de estar resolvidos.
E para acabar não se esqueçam, as crianças de hoje, são os homens de amanhã.
Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Aprendi que as crianças têm direitos, mas muitos deles são desrespeitados.
Devemos alertar quem de direito para que estas situações não acontecem,mas também podemos e temos a obrigação que certos casos de violência, não fiquem impunes.

O Dia Mundial do Deficiente

Designação do trabalho:
3 de Dezembro Dia Mundial do Deficiente.
Síntese do trabalho:
Há muitos deficientes a trabalhar, a serem desportistas e outras tantas coisas que conseguem fazer as pessoas ditas normais.
Seleccionei este trabalho porque:
Encoraja-me a realizar trabalhos complexos, onde por vezes temos certos escrúpulos em falar, ou ajudar e estas pessoas, são pessoas.

Se os deficientes devem estar constantemente entre as nossas preocupações, procurando ajudá-los da melhor maneira possível, no Dia Mundial a 3 de Dezembro que lhes é consagrado, mais se nos impõe pensar neles.
Para lhes dar o nosso apoio, contribuindo para lhes proporcionar condições de uma vida mais fácil e fazê-los não se sentirem incapazes, diferentes de outros que os rodeiam.
Estimular a sua auto-estima e a sua vontade de viver como elementos úteis à sociedade, constitui um nosso dever imperioso.
Tem-se verificado o que muitos dos deficientes portugueses têm realizado, através de uma força de vontade extrema. Exemplo disso temos campeões nacionais e internacionais em várias modalidades desportivas, vêem-se no mercado de trabalho a fazer o mesmo ou mais do que outros sem incapacidade, temos artistas plásticos utilizando para isso os meios de que dispõem, pintando, por exemplo, com a boca ou com os pés. Há os que apesar da sua infelicidade física conseguem até tirar cursos superiores.
Mas, há ainda muito que fazer para auxiliar os deficientes na suas tarefas diárias, como por exemplo acabar com as chamadas barreiras arquitectónicas, que os impedem de chegar onde outros chegam.
Que este Dia Mundial dos deficientes sirva para uma maior reflexão sobre os problemas e que essa reflexão se faça mais naqueles que têm poder político ou económico com capacidade para resolver as situações, quantas vezes aflitivas, dos que nasceram ou se tornaram deficientes.
Depois de escrever sobre este tema também tomei conhecimento que o Governo elaborou um Plano de 29 medidas destinadas a uma melhoria da qualidade de vida dos deficientes, dando-lhes igualdade de oportunidades, mesmo que para isso tenha que socorrer-se de parcerias com Instituições da sociedade civil.
Congratulamo-nos com esse Plano, esperando, com ansiedade, a sua concretização na prática.
Concluo dizendo que aos deficientes devem ser atribuídos benefícios sociais para além dos que são reconhecidos à generalidade da população; estas medidas sociais específicas não são privilégios, mas antes medidas compensatórias da deficiência, destinadas a criar condições objectivas para uma verdadeira integração social e a satisfazer exigências de justiça social; por estes motivos, mais importante que conceber medidas genéricas para todos os deficientes, as quais por razões de especificidade de cada deficiência aproveitarão sempre mais a uns do que a outros, correndo-se assim o risco de aplicação de duvidosos critérios de justiça social, é diagnosticar as necessidades essenciais de cada deficiência, satisfazendo-as com medidas adequadas. É na proposição destas medidas que as organizações de deficientes devem assumir um papel de relevo.
Depois de realizar esta reflexão, o que posso dizer das aprendizagens que realizei?
Aprendi que os deficientes devem ter as mesmas oportunidades que nós, respeitando as suas limitações, que em certos momentos não os impede de fazer o mesmo que as outras pessoas,devem ter incentivos no desporto e na arte devemos ajudá-los quando nos mandam para casa postais pintados com a boca e os pés.
Também acho que falta muita rampas e acessos para poderem transitar mais à vontade.