segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vantagens e Desvantagens das TIC

Vantagens das TIC
Para mim é fácil aceder ao computador, faço pesquisas sobre trabalhos, vejo as promoções dos supermercados, marco as senhas de almoço para toda a semana na escola da minha filha, pago todas as contas e faço transferências, faço o IRS, pois com o meu computador tenho todos esses recursos. Como tenho Internet é muito mais fácil enviar um e-mail do que uma carta por correio, posso partilhar documentos com as colegas em tempo real se estiverem online, posso fazer muitos trabalhos atrasados em casa, se na formação estiver em sessões onde o uso do computador é impraticável, embora agora com os portáteis pode-se realizar essa acção ou falar com muitas pessoas ao mesmo tempo e em qualquer lugar desde que se tenha Internet. Existem vários sites para se pesquisar sobre uma matéria.
Também se pode comprar seja o que for que esteja à venda na Internet.
Podemos falar com qualquer pessoa em qualquer ponto do mundo.
Devemos fazer os próprios trabalhos, não devemos fazer plágio.
O computador é uma ferramenta fundamental, desde que usada da maneira correcta.
Para mim, ficar em casa é uma vantagem, não gosto de sair e como tenho todas estas facilidades, não tenho que o fazer.
As televisões ao darem a notícia na hora podem prevenir muitos dissabores: fuga do país de uma pessoa contra a lei que, por exemplo, raptou uma criança, matou alguém, simplesmente fez algo de errado e pode ser apanhado.
Em relação a crianças com problemas de saúde uma simples notícia, do seu tipo de sangue pode arranjar doador compatível em qualquer parte do mundo e salvar uma vida.
Há alguns jornais em que se pode confiar, as noticias são esclarecedoras e na minha perspectiva reais.
Os rádios para mim servem para transmitir, música e darem a hora certa.

Desvantagens das TIC
Para mim é impossível, ficar sem computador, ou telemóvel, sem ele o meu desgaste psicológico era grande, de tal forma, que estar atenta seria impraticável.
Quando se compram coisas pela internet, às vezes é uma desilusão, o número da roupa não serve ou não era aquela a cor escolhida.
Embora haja vários sites sobre o mesmo tema muitos deles não são fiáveis, pois distorcem a notícia ou a informação.
Em relação à electricidade, se faltar a luz pode-se perder todos os documentos, a não ser que estejam guardados. Se não se estiver na posse dos sites certos, as pesquisas podem se muitos demoradas.
Muitas crianças só utilizam o computador para jogar, além de perderem horas fechados em casa, não estudam e podem ficar com problemas de visão. Também usam sites para publicarem gravações feitas sem autorização, nas escolas, ou mais grave ainda de pornografia infantil.
As crianças podem estar online com outros e darem-lhe dados pessoais, sem saber o mal que podem estar a causar, cabe aos pais alertarem-nos para o bom uso da Internet.
Mas também acho que as televisões transmitem muitas notícias alarmantes, fazendo as pessoas ficarem aflitas, muitas vezes o problema não é assim tão grave e acaba por se resolver naturalmente, acho mesmo que algumas notícias não são verídicas, pois a sua transmissão nos vários canais não coincidem.
Em relação aos jornais, muitos só têm publicidade, o conteúdo é tão fraco que se folheia rapidamente e não se aprende nada, só falam de pessoas famosas e mexericos.
Em relação aos rádios transmitem pouca música e muita publicidade.

Simplificando:
Todos estes serviços têm vantagens e desvantagens, cabe-nos a nós saber geri-los e elucidar os nossos filhos para essas relevâncias e inconvenientes, pois usadas da maneira correcta são uma ferramenta muito útil nos dias de hoje.

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada Paula pelo teu blog..tambem frequento um curso efa e i teu blog ajudou me bastante na elaboração de um trabalho..

Unknown disse...

thanks for you help.
DrKab

Ana e Joana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Jorge disse...

Parabéns pelo seu blog. Sou formador e adorei o que vi e li.